“Estávamos bem arranjados, se estivéssemos à espera do dinheiro de Lisboa”

Miguel Albuquerque, líder do Governo Regional, aconselha os agricultores a otimizarem os fundos comunitários. PRODERAM 2020 disponibiliza 179 milhões de euros para serem aplicados na Madeira.

“Eu acho fantástico que haja pessoas que ainda dizem mal da União Europeia. Estávamos bem arranjados se estivéssemos à espera de Lisboa para apoiar a agricultura e as pescas”, afirmou, esta quarta-feira, o presidente do Governo Regional da Madeira, em Câmara de Lobos.

Albuquerque presidiu àcerimónia de entrega formal da aprovação de 80 candidaturas no âmbito do PRODERAM 2010, aproveitando para aconselhar os agricultores a otimizarem os fundos comunitários, trabalhando com sentido prospetivo e dinâmico.

O chefe do Executivo deu como exemplo o caso da Holanda, um dos maiores produtores de flores, para lembrar que a dimensão territorial não pode ser protesto “para não se fazer o que é preciso”.

Em 2016, os resultados líquidos do setor agrícola na Madeira ascenderam aos 61 milhões de euros, a pesca fechou o ano com 21,6 milhões e o valor de comercialização do vinho Madeira atingiu os 19,1 milhões, exemplos, referiu Albuquerque, que os setores agrícola e piscatório não são residuais na Região.

“Estamos a apoiar os factores de produção, já o fizemos ao nível da bananicultura que teve o seu melhor ano em 2017 com 22 mil toneladas de produção, estamos a fazê-lo na vitivinicultura e vamos continuar a fazê-lo”, concluiu o presidente do Governo social-democrata.

Recomendadas

PremiumO Vinho Madeira que passa de geração em geração desde 1850

O maior desafio do Vinho Madeira é aumentar a produção das castas nobres Sercial, Verdelho, Boal, Malvasia e Terrantez, e diminuir a produção da Tinta Negra, “que já é excessiva”, diz Pereira de Oliveira.

PremiumDireito ainda está “fora de questão” mas “poderia reter” estudantes na região

Para já, não está em cima da mesa a criação de uma licenciatura em Direito na UMa, mas o reitor José Carmo diz que o curso tem procura local.

PremiumO valor do patrocínio num evento como o Rali Vinho Madeira

O Rali Vinho Madeira é um evento que ao longo dos anos tem atraído milhares às estradas madeirenses. Mas nem só de público vive esta prova de desporto motorizado. O patrocínio é outras das vertentes que sustenta e ajuda a levar cada edição a bom porto. Entre os patrocinadores estão marcas e empresas como a MEO e o BPI.
Comentários