É o negócio que está a marcar o dia de hoje: a Amazon de Jeff Bezos vai comprar a Whole Foods por 12,5 mil milhões de euros. E, para perceber melhor o exercício mental que levou o CEO da maior loja de retalho online a tomar esta decisão, o Business Insider (BI) recorreu a uma entrevista (ver o vídeo) em que Bezos explica o conceito de “minimização do arrependimento”, ou como se diz em bom português: “Só me arrependo daquilo que não faço”.
“Imagino a minha vida quando tiver 80 anos e penso: ‘Ok, estou olhando para trás na minha vida. Quero minimizar o número de arrependimentos que tenho’. E eu sei que quando tiver 80 anos não me vou arrepender de ter tentado seja o que for. Não me arrependi de tentar participar nessa coisa chamada Internet. Eu sabia que se eu falhasse, não me arrependeria disso”, diz o CEO na entrevista, acrescentado que “única coisa que eu poderia arrepender-me seria nunca ter experimentado. Eu sabia que isso me iria perseguir todos os dias”.
Bezos já teve alguns fracassos enquanto CEO da Amazon. Segundo o BI, Jeff acredita que uma pessoa falha “nove em cada dez, mas de vez em quando há um home run, e em negócios, um único home run corresponde na verdade a mil.”