Quando questionados sobre o que os motiva a viajar, é para a descoberta de novas culturas que a maioria das nacionalidades aponta, seguindo-se o escapar da rotina habitual. O estudo da Uniplaces aferiu também que é com os amigos que os jovens de todas as nacionalidades preferem viajar, seguindo-se os namorados (as).
No que se refere ao tipo de alojamento preferencial, as respostas dos estudantes variam consoante as nacionalidades: Se os portugueses e espanhóis preferem a dormida em hostels, já os franceses e italianos são adeptos de plataformas de alojamento local. Por outro lado, os estudantes de nacionalidade inglesa preferem a comodidade dos hotéis para as suas viagens.
“Uma das mais interessantes conclusões deste estudo mostra que, a par com os alunos franceses e ingleses, os estudantes de Portugal são uma das nacionalidades mais dispostas a descobrir novas culturas através das viagens que realizam”, explica André Rodrigues Pereira, Country Manager da Uniplaces em Portugal, em comunicado.
“Percebemos que é através das poupanças que os jovens portugueses realizam as suas viagens, havendo também uma tendência crescente na utilização de plataformas de alojamento local”, acrescenta o Country Manager.
Este estudo foi realizado durante o mês de maio, a cerca de 2.839 alunos de várias nacionalidades.