Fábrica da Tesla na China resulta em mais problemas nos Estados Unidos

Os investidores, que já têm apontado várias ineficiências à empresa, estão inquietos com a nova necessidade de a Tesla encontrar mais capital ‘fresco’ para fazer face a todas as exigências.

Rebecca Cook / Reuters

O presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, fechou um acordo crucial nesta terça-feira para começar a construir a sua segunda fábrica de montagem de automóveis, a instalar na China. A construção começará logo após as aprovações e autorizações estarem garantidas, e os primeiros veículos sairão da linha dentro de aproximadamente dois anos, disse um porta-voz da Tesla, citado pela “Bloomberg“. Levará mais dois ou três anos para a fábrica atingir a sua capacidade máxima de construção, de cerca de 500 mil veículos por ano.

O acordo preliminar é um grande esforço de mais de um ano da parte da Tesla para abrir a primeira instalação fábrica de produção na China a ser totalmente de propriedade de uma construtora estrangeira. Mas a falta de detalhes sobre o investimento está a tornar-se uma dor de cabeça porque a empresa liderada por Musk tinha apenas 2,7 mil milhões de dólares em caixa no final do primeiro trimestre. A empresa norte-americana tem queimado biliões de dólares, ao mesmo tempo que, no país de origem, acumula problemas por não conseguir entregar as encomendas do seu Modelo 3.

“A maior questão para os investidores é o que a Tesla vai pagar por isso”, disse Ben Kallo, analista da Robert W. Baird & Co. numa entrevista à Bloomberg Television. “Eles terão que obter capital”, disse.

A construção da unidade na China ganhou caráter de urgência quando Donald Trump se envolveu numa guerra comercial que acabou por implicar nas importações de veículos da Tesla para a China. A companhia impulsionou os preços dos Modelo S e X na China até aos 30 mil dólares, depois de Pequim impor tarifas adicionais aos automóveis americanos.

Relacionadas

Elon Musk disponível para ajudar tailandeses presos num gruta

Elon Musk quer ajudar a resgatar os jovens tailandeses presos numa gruta

Tesla atinge meta de produzir cinco mil Model 3 numa semana e deixa Elon Musk “orgulhoso”

“Conseguimos. Que trabalho incrível de uma equipa fantástica. Não podia estar mais orgulhoso”, referiu o empresário, após a fábrica de Fremont, na Califórnia, ter produzido cinco mil unidades do Model 3 em sete dias.
Recomendadas

Indústria Alimentar: o caminho da digitalização

No contexto da Indústria Alimentar, as organizações para se adaptarem necessitam de investir, e, atualmente, as tecnologias digitais chave passam pela: Robótica, Serviços móveis, Tecnologia Cloud, Internet-of-Things, Cibersegurança, Big Data e Analítica avançada, Impressão 3D, Inteligência Artificial e Social Media. Os consumidores, também eles cada vez mais nativos digitais, ditam tendências e as indústrias adaptam-se, quer […]

Japão testa drones que transportam pessoas para diminuir o trânsito

Os responsáveis pelo projeto apontam que os drones tripulados poderão ser uma solução para combater o trânsito: “O Japão é um país com uma densidade populacional muito elevada, e como tal, carros voadores poderão ser a solução para diminuir o trânsito no país”.

Procrastinação ou a coragem de mudar

É preciso saber e decidir sem vacilar. Caso contrário, faremos parte das fotos guardadas no baú. Para mais tarde recordar.
Comentários