Fernando Trinca: “Portugal precisa desesperadamente de investimento”

O advogado Fernando Trinca esteve na Web Summit 2016 e, em entrevista ao Jornal Económico, mostrou confiar que Portugal beneficie da realização deste evento em Portugal.

O Jornal Económico foi ouvir a opinião do advogado Fernando Trinca da CMS sobre o maior evento tecnológico mundial.

Acredita que o Web Summit vai ser relevante na visibilidade de Portugal?

Claramente sim, estamos a falar de um evento à escala mundial e, a experiência na Irlanda nos últimos três anos demonstra isso.
Apesar de não se saber exatamente o investimento que foi feito a seguir a cada uma dessas conferências na Irlanda, os factos demonstram que houve muito investimento.
Empresas que foram ao evento e que criaram lá empresas e muitos postos de trabalho.

Antes do Web Summit a visibilidade do país não era “suficientemente” relevante?

Era o que era, mas este evento vai aumentar brutalmente essa visibilidade, especialmente neste setor de tecnologia e startups.

Portugal tem capacidade para, a longo prazo, aguentar o investimento que pode vir a ser feito?

Portugal precisa desesperadamente desse investimento. Tem de saber aproveitá-lo e crescer com ele. A economia portuguesa é pequena portanto precisamos muito.

O que achou mais relevante neste evento? Viu alguma ideia que o surpreendesse?

Algumas apresentações mas sobretudo a capacidade de fazer networking. Surpreendeu-me as pessoas mais velhas neste espaço, ainda se associa a tecnologia a um público mais jovem mas isso não se comprovou. Há um público mais velho interessado nestas inovações também.

O que espera deste Orçamento já que estamos num momento de discussão e aprovação do mesmo?

Se for aprovado é bom, quer dizer que estamos estáveis politicamente, o que é essencial para a economia crescer. A carga fiscal vai ser aliviada e na minha opinião, a economia precisa desse alívio.. O que acontece é que as empresas ainda estão muito retraídas, e portanto é uma grande incógnita o que vai acontecer.

Ler mais
Recomendadas

Web Summit. Preço dos bilhetes deverá chegar aos 1.500 euros

Fundador da conferência global de tecnologia Web Summit, Paddy Cosgrave, estimou hoje que já tenham sido vendidos 55 mil bilhetes para o evento, falando em preços que chegarão aos 1.500 euros esta semana.

Web Summit invadiu meios de comunicação social

Entre o dia 5 e 13 de novembro publicaram-se 4804 notícias, 3184 na internet, 776 em televisão, 400 em imprensa escrita e 444 na rádio.

cleverti: tecnológica 100% portuguesa com crescimento de 35%

A cleverti, empresa tecnológica 100% portuguesa já está presente em vários países mas pretende expandir para outros mercados. Presente na Web Summit demonstrou como pode ajudar empresas inovadoras a implementar os seus projetos.
Comentários