Ferrovia: 2018 será o ano de arranque da modernização da rede

Após atrasos na execução do projecto de modernização apresentado em 2016, a expectativa é que 2018 marque a sua retomada, avança o Jornal de Notícias.

Jose Manuel Ribeiro / Reuters

A rede ferroviária portuguesa está em transformação, noticia o “Jornal de Notícias” na edição desta quinta-feira. Para 2018 a previsão é que haja investimentos na ordem de 1,7 mil milhões de euros, o que representa mais de 85% do valor total a investir no plano Ferrovia 2020.

Apesar de ter sido apresentado em Fevereiro de 2016, todos os prazos do plano de modernização da rede ferroviária foram ultrapassados.

O jornal aponta ainda que algumas vias necessitam intervenções urgentes, citando o caso da Linha do Norte, “cujo troço Ovar-Gaia foi considerado pela Infraestrutura de Portugal (IP) como de intervenção urgente”. A Linha do Douro também é uma outra via problemática.

Sob o risco de perder a importante comparticipação comunitária, todas as intervenções previstas devem estar em concluídas até 2022 .

Relacionadas

Circulação da linha do Douro só deverá ser reposta amanhã

A circulação de comboios na linha do Douro foi interrompida hoje de manhã devido a um descarrilamento de um comboio no referido troço nas imediações de Sabrosa, Vila Real, não se tendo registado feridos.

Utentes dos comboios insatisfeitos com serviços urbanos, suburbanos e regionais

Utentes dos comboios estão mais insatisfeitos com os serviços urbanos, suburbanos e regionais, elogiando sobretudo os de longo curso, segundo uma consulta da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) aos utilizadores dos serviços ferroviários.

“Insatisfação generalizada”: empresas de transporte chumbam infraestrutura ferroviária

Condições da via ferroviária mereceram “100% de respostas insatisfatórias”, com um ‘chumbo’ unânime à “disponibilidade de equipamentos de segurança, ao estado geral de conservação da via e à adequação dos investimentos em curso”, segundo estudo da AMT.

Mais de metade das linhas de comboio está em mau estado

Um relatório da Infraestruturas de Portugal (IP) mostra que os descarrilamentos dos últimos anos ocorreram em linhas a precisarem de intervenção e indica que o pior troço está entre Ovar e Gaia.
Recomendadas

Indústria Alimentar: o caminho da digitalização

No contexto da Indústria Alimentar, as organizações para se adaptarem necessitam de investir, e, atualmente, as tecnologias digitais chave passam pela: Robótica, Serviços móveis, Tecnologia Cloud, Internet-of-Things, Cibersegurança, Big Data e Analítica avançada, Impressão 3D, Inteligência Artificial e Social Media. Os consumidores, também eles cada vez mais nativos digitais, ditam tendências e as indústrias adaptam-se, quer […]

Japão testa drones que transportam pessoas para diminuir o trânsito

Os responsáveis pelo projeto apontam que os drones tripulados poderão ser uma solução para combater o trânsito: “O Japão é um país com uma densidade populacional muito elevada, e como tal, carros voadores poderão ser a solução para diminuir o trânsito no país”.

Procrastinação ou a coragem de mudar

É preciso saber e decidir sem vacilar. Caso contrário, faremos parte das fotos guardadas no baú. Para mais tarde recordar.
Comentários