FEST: o festival dos cineastas emergentes

Festival de cinema anual dedicado aos cineastas emergentes divide-se entre longas e curtas metragens nacionais e internacionais. Tem ainda masterclasses com nomes como Allan Starski (O Pianista e a Lista de Schindler), Brian Muir (StarWars), Eddy Joseph (Harry Potter), Gareth Wiley (Vicky Cristina Barcelona e Match Point), Paul Miller (Snow Angels) ou Polly Duval (Brooklyn).

REUTERS/Regis Duvignau

Entre 19 e 26 de junho o coração dos amantes do cinema independente pode rejubilar de alegria. A 13ª edição do FEST, um festival de cinema anual dedicado aos cineastas emergentes, vai ter lugar na cidade de Espinho.

A programação é vasta e entre a secção lince de ouro, dedicada à mostra de primeiras e segundas obras de realizadores nacionais e internacionais – estão a concurso apenas longas metragens nos géneros de ficção e documentário – e a secção lince de prata, dedicada a curta metragens nacionais e internacionais – estão incluídas nesta obras de ficção, documentário, animação e cinema experimental – a escolha promete ser difícil.

Há ainda a Flavours of the world, este ano dedicado à Grécia e ao Irão. O objectivo é sempre descobrir novos horizontes através do cinema.

Quem quiser mergulhar mais fundo no universo do cinema, pode ainda descobrir o ‘Training Ground’, entre 20 e 25 de junho, que inclui workshops, masterclasses, palestras e debates com nomes como Allan Starski (O Pianista e a Lista de Schindler) a falar sobre design de produção, Brian Muir (StarWars) sobre escultura para cinema, Eddy Joseph (Harry Potter) sobre edição de som, Gareth Wiley (Vicky Cristina Barcelona e Match Point), Paul Miller (Snow Angels) ou Polly Duval (Brooklyn) sobre produção.

Há ainda espaço numa programação paralela para o Pitching Forum para a apresentação de projetos a produtores, financiadores, gestores de fundos e investidores por novos cineastas.

Recomendadas

“Desconhecida Num Comboio”

Jenny Diski pinta-nos uma América tão fascinante quanto repelente. Eis a sugestão de leitura desta semana da livraria Palavra de Viajante

Anjos penduram asas. Desfile da Victoria’s Secret vai deixar de se realizar

O cancelamento do desfile foi anunciado pela manequim Shanina Shaik, mas ainda não foi confirmado oficialmente pela marca. A super-modelo portuguesa Sara Sampaio já desfilou por diversas vezes com as famosas asas de anjo.

Cristiano Ronaldo enfurece sul-coreanos. Fãs querem compensação por “angústia mental”

De acordo com o jornal, a ‘superestrela’ foi contratada para jogar durante 45 minutos no jogo contra a equipa sul-coreana, mas Ronaldo permaneceu no banco de substituição durante os 90 minutos que o jogo demorou a acabar.
Comentários