Fibra ótica: cabo submarino de quase 10 mil quilómetros vai fornecer capacidade 36 terabits

Um consórcio que inclui a RTI Connectivity Pte. Ltd. (RTI-C), AARNet Pty Ltd (AARNet) e a Google, juntamente com a Alcatel Submarine Networks (ASN), filial da Nokia, e a NEC Corporation, anunciou que a construção do sistema de cabo Japão-Guam-Austrália (JGA) foi oficialmente iniciada.

O investimento da RTI-C no JGA será composto por capital do Fund Corporation for the Overseas Development of Japan’s ICT and Postal Services Inc. (Fundo Japan ICT), juntamente com empréstimos sindicados de instituições financeiras japonesas, incluindo a NEC Capital Solutions Limited.

O JGA está a ser construído em parceria pela ASN e pela NEC. O JGA Sul (JGA-S), o segmento entre Sydney, Austrália e Piti, Guam, é um cabo de um consórcio, incluindo a AARNet, Google e RTI-C. Por outro lado, o JGA Norte (JGA-N), o segmento entre Minami-Boso, Japão e Piti, Guam, é um cabo privado com a RTI-C como única investidora. O JGA-N e o JGA-S encontrar-se-ão em Guam na nova estação de amarração da GTA.

O JGA irá contribuir para a expansão das redes de comunicações que ligam o Japão e a Austrália à Ásia e aos Estados Unidos, melhorando assim a redundância da rede e expandindo as opções de conexão em Guam.

“Sentimo-nos honrados por termos sido novamente seleccionados pela RTI-C para construir o seu terceiro cabo submarino. Embora tanto o SEA-US como o HK-G forneçam conexão horizontal Este-Oeste em todo o Pacífico, o JGA fornecerá agora a tão necessária conexão vertical Norte-Sul, permitindo comunicações de alta capacidade a partir de qualquer ponto. Além disso, o JGA será o segundo projecto, depois do HK-G, a ser cofinanciado pelo Fundo Japan ICT, liderado pelo governo japonês, e o terceiro projecto de um grupo de investidores japoneses a apoiar o investimento da RTI, após o SEA-US e o HK-G,. Queremos utilizar ainda mais esses fundos para muitos outros cabos no futuro”, afirmou Toru Kawauchi, Director Geral da Divisão de Redes Submarinas da NEC.

PCGuia
Recomendadas

GoParity na corrida para ser uma das 40 vencedoras do World Summit Awards

A ‘shortlist’ final será conhecida em novembro. Os 40 vencedores vão participar no WSA Global Congress 2020, a acontecer em março, em Viena, numa cerimónia em que serão eleitos os oito ‘Global Champions’.

8chan. A casa online dos neonazis continua offline depois do massacre no Texas

O atentado na Nova Zelândia foi o primeiro de quatro a ser anunciado nesta plataforma. Depois do ataque perpetrado contra muçulmanos, o autor do tiroteio em El Paso, Texas, que tirou a vida a menos 22 pessoas usou a mesma fonte para deixar a sua mensagem de supremacia branca.

Oito portugueses entre os vencedores do maior programa universitário de inovação digital da Europa

O European Innovation Academy é o maior programa universitário de aceleração em Inovação Digital da Europa. A terceira edição realizou-se entre os dias 14 de julho e 2 de agosto. Há oito portugueses entre os vencedores, com projetos que vão desde apoio a invisuais e a crianças com doenças crónicas até bicicletas com airbaigs.
Comentários