Fladgate Pastnership investe até 100 milhões em Gaia

Grupo vitivinícola e do turismo vai criar uma zona de laser multifuncional em pleno casco antigo da cidade, numa área de mais de 30 mil metros quadrados.

O grupo The Fladgate Partnership – responsável por algumas das maiores marcas de Vinho do Porto, como a Taylor’s, Fonseca, Croft e Krohn – vai converter parte do seu património num novo projeto, a que chamou Mundo do Vinho, o World of Wine, e onde vai investir entre 80 a 100 milhões de euros. “Este novo e ambicioso projeto irá aumentar drasticamente o número de espaços, que podem ser conhecidos e explorados pelos turistas, oferecendo-lhes cinco experiências diferentes e únicas: Wine Experience, Cork Experience, Porto Through the Ages,  Fashion & Design Museum e  The History of Drinking Vessels”.

Adrian Bridge, diretor-geral da The Fladgate Partnership, refere que “é nossa intenção criar um catalisador, que estimule o investimento e o desenvolvimento, que transformará e beneficiará a cidade inteira.” E acrescenta que “as empresas de turismo e hospitalidade vão beneficiar do aumento da procura gerado pelo World of Wine, através do aumento da estadia média dos hóspedes e da redução do efeito da sazonalidade, associado aos períodos de ocupação mais baixa, entre novembro e março”.

Numa área de mais de 30 mil metros quadrados, ocupada pelos antigos armazéns de Vinho do Porto das diversas marcas do grupo, que devido à evolução do setor agora se encontram vazios, “nascerá um grande complexo cultural, de retalho e restauração, que pretende ser um importante centro para a expansão do turismo”, refere o grupo.

No processo de construção, mais de 150 postos de trabalho serão criados pelo investimento, para, depois de concluído o projeto, em junho de 2020, serem mantidos cerca de 350 empregos, diretos e permanentes. Segundo os dados do grupo, inicialmente o projeto servirá 560 mil visitantes, que realizarão no World of Wine mais de um milhão de visitas culturais.

O projeto é PIN (Potencial Interesse Nacional) e o grupo destaca as suas seguintes valências: a Wine Experience contará a história dos vinhos portugueses desde a vinha à garrafa, contextualizando-os com os outros grandes vinhos do mundo explicando as castas, os solos, os padrões climatéricos e as técnicas de vinificação, que tornam Portugal um produtor tão interessante de grandes vinhos; o Cork Experience terá a ver com a relação entre cortiça e vinho; o Porto Through the Ages contará a história do Norte de Portugal; o Fashion & Design Museum será dedidcado à moda; e o The History of Drinking Vessels contará a história do copo. Acrescem a estas ‘experiências’ uma escola de vinho, 12 áreas de restauração um espaço de eventos, lojas, um espaço para exposições temporárias e estacionamento subterrâneo para 150 carros.

A The Fladgate Partnership tem, nos últimos anos, expandido para o turismo de luxo com os hotéis The Yeatman e Infante Sagres no Porto e Vintage House, no Pinhão.

Ler mais
Recomendadas

Indústria Alimentar: o caminho da digitalização

No contexto da Indústria Alimentar, as organizações para se adaptarem necessitam de investir, e, atualmente, as tecnologias digitais chave passam pela: Robótica, Serviços móveis, Tecnologia Cloud, Internet-of-Things, Cibersegurança, Big Data e Analítica avançada, Impressão 3D, Inteligência Artificial e Social Media. Os consumidores, também eles cada vez mais nativos digitais, ditam tendências e as indústrias adaptam-se, quer […]

Japão testa drones que transportam pessoas para diminuir o trânsito

Os responsáveis pelo projeto apontam que os drones tripulados poderão ser uma solução para combater o trânsito: “O Japão é um país com uma densidade populacional muito elevada, e como tal, carros voadores poderão ser a solução para diminuir o trânsito no país”.

Procrastinação ou a coragem de mudar

É preciso saber e decidir sem vacilar. Caso contrário, faremos parte das fotos guardadas no baú. Para mais tarde recordar.
Comentários