França dispara nas dormidas na Madeira, Grã-Bretanha e Alemanha registam descidas

Em janeiro o setor do turismo registou subidas nas dormidas e nos proveitos totais e de aposento.

Em janeiro o mercado francês teve um aumento de 44,3% nas dormidas vindas de França. Já a Grã-Bretanha e a Alemanha apresentaram decréscimos de 7,6% e de 1,2% de acordo com a Direção Regional de Estatística (DREM).

No geral, o turismo registou em janeiro incrementos nas dormidas bem como nos proveitos totais e de alojamentos. Estes crescimento foram na ordem dos 7,9, 9,8, e 9,7% em comparação com o período homólogo.

Os proveitos totais chegaram aos 25,5 milhões de euros enquanto aos proveitos de aposento atingiram os 16,6 milhões de euros.

Apesar da subida nas dormidas na Madeira a quebra dos mercados da Grã-Bretanha e na Alemanha já geraram preocupação entre instituições que operam no setor turístico da Região Autónoma.

O membro do conselho não-executivo da TAP, Bernardo Trindade, apelou, na entrevista ao Económico Madeira, apelou a instituições como a Agência de Promoção da Madeira, a ANA, ou o Turismo de Portugal, consigam encontrar soluções alternativas para compensar as saídas das companhias aéreas Monarch, Air Berlim, e Niki da rota para a Madeira.

Os dados da DREM referem que a hotelaria (85,4%) concentrou a maior parte das dormidas na Madeira enquanto o alojamento local foi responsável por 13,2% do total das dormidas na Região Autónoma.

Tanto a hotelaria como o alojamento local reforçaram o seu peso, em janeiro, se compararmos com os resultados obtidos no período homólogo.

As dormidas na hotelaria subiram 5,9% enquanto o alojamento local cresceu 19% em janeiro.

Ler mais
Recomendadas

PremiumO Vinho Madeira que passa de geração em geração desde 1850

O maior desafio do Vinho Madeira é aumentar a produção das castas nobres Sercial, Verdelho, Boal, Malvasia e Terrantez, e diminuir a produção da Tinta Negra, “que já é excessiva”, diz Pereira de Oliveira.

PremiumDireito ainda está “fora de questão” mas “poderia reter” estudantes na região

Para já, não está em cima da mesa a criação de uma licenciatura em Direito na UMa, mas o reitor José Carmo diz que o curso tem procura local.

PremiumO valor do patrocínio num evento como o Rali Vinho Madeira

O Rali Vinho Madeira é um evento que ao longo dos anos tem atraído milhares às estradas madeirenses. Mas nem só de público vive esta prova de desporto motorizado. O patrocínio é outras das vertentes que sustenta e ajuda a levar cada edição a bom porto. Entre os patrocinadores estão marcas e empresas como a MEO e o BPI.
Comentários