Frequências aumentam fortemente nos aeroportos da Madeira

Os aeroportos da Madeira e do Porto Santo apresentam um saldo positivo em toda a linha para este inverno IATA 2016/2017, que começou a 30 de outubro e se prolonga até o dia 25 de março de 2017.

Os números oficiais dão conta que as marcações de slots nos dois aeroportos da Região Autónoma da Madeira traduzem mais 32 frequências semanais (ultrapassando bem as duas centenas semanais), mais 192 mil lugares e mais 19% em passageiros face ao inverno IATA anterior.

Já o verão IATA 2016 (27 de março a 29 de outubro) haviam apresentado um saldo positivo, com mais 36 frequências semanais, uma oferta de mais 386 mil lugares e de mais 18% em passageiros face ao verão de 2015.

No fundo, este crescimento nas ligações aéreas, que são, na prática, a principal entrada de turistas nos destinos Madeira e Porto Santo, além da componente que resulta do trabalho no terreno dos operadores e dos agentes de viagens, é o corolário do reforço governativo no sentido de manter o interesse das companhias aéreas e dos operadores turísticos nas duas ilhas do arquipélago.

Entre as novas operações deste inverno IATA podemos evidenciar o regresso da companhia alemã Lufthansa, com o início de uma ligação Frankfurt-Madeira. Esta nova operação veio ampliar a ligação da Madeira ao mundo, tendo em linha de conta que a cidade germânica constitui um importante hub para ligações aéreas intercontinentais. A nova ligação é efetuada aos sábados e operada com um avião Airbus A321, com capacidade para 195 passageiros.

Entretanto, a companhia aérea low cost Jet2.com e o operador turístico Jet2holidays anunciaram o reforço de voos da Madeira para Manchester e Newcastle e o lançamento de uma nova ligação ao aeroporto de Stansted, em Londres. Ao todo, passam a estar disponíveis oito voos semanais entre o Aeroporto da Madeira e o Reino Unido, representando mais 30 mil lugares relativamente ao verão 2016.

O voo para Londres (Stansted), com início marcado para 3 de abril de 2017, será operado duas vezes por semana.

A Madeira passa assim a estar ligada a seis destinos no Reino Unido: London (Stansted), Manchester, Leeds (Bradford), East Midlands, Newcastle e Glasgow.

A Jet2.com vai operar com os novos aviões novos Boeing 737-800.

Em termos estatísticos, podemos referir que, no 3.º trimestre de 2016, o número de passageiros cresceu em termos homólogos nos aeroportos da RAM.

Em julho, agosto e setembro do corrente ano, passaram pelos aeroportos regionais 966,6 milhares de passageiros, mais 12,3% que no mesmo período do ano passado.

Tanto o aeroporto do Porto Santo como o da Madeira contribuíram para este crescimento no movimento de passageiros, com variações homólogas positivas de 12,6% e 12,3%, respetivamente. Em termos acumulados, entre janeiro e setembro de 2016, o movimento de passageiros no aeroporto do Porto Santo e da Madeira cresceu 23,9% e 13,4%, respetivamente, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

No que diz respeito à carga aérea registou-se nos aeroportos da Região, nos primeiros nove meses do ano, um aumento nas mercadorias descarregadas (mais 8,2%), evolução contrária à das mercadorias carregadas que apresentaram uma diminuição de 12,3%.

Ler mais
Recomendadas

PremiumO Vinho Madeira que passa de geração em geração desde 1850

O maior desafio do Vinho Madeira é aumentar a produção das castas nobres Sercial, Verdelho, Boal, Malvasia e Terrantez, e diminuir a produção da Tinta Negra, “que já é excessiva”, diz Pereira de Oliveira.

PremiumDireito ainda está “fora de questão” mas “poderia reter” estudantes na região

Para já, não está em cima da mesa a criação de uma licenciatura em Direito na UMa, mas o reitor José Carmo diz que o curso tem procura local.

PremiumO valor do patrocínio num evento como o Rali Vinho Madeira

O Rali Vinho Madeira é um evento que ao longo dos anos tem atraído milhares às estradas madeirenses. Mas nem só de público vive esta prova de desporto motorizado. O patrocínio é outras das vertentes que sustenta e ajuda a levar cada edição a bom porto. Entre os patrocinadores estão marcas e empresas como a MEO e o BPI.
Comentários