Já foi inaugurado o centro municipal para esterilizações de animais errantes e doméstico para famílias necessitadas. As instalações funcionam na antiga Escola do Faial, em Santa Maria Maior, e conta com gestão clínica da associação Madeira Animal Welfare (AMAW).
O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, destacou na ocasião a importância que o executivo camarário tem dado à causa animal. Entre as medidas aplicadas o autarca realçou “a proibição dos animais no circo ou o fim do abate animal” e ainda “a contratação de um veterinário municipal e a profícua colaboração com múltiplas associações na defesa da causa animal”.
No global o executivo, sublinha Cafôfo, com a abertura do centro municipal para esterilizações de animais, já alocou mais de um milhão de euros para a causa animal.
“Investimentos como este refletem um avanço civilizacional da nossa comunidade, pois a causa animal, também é uma questão de humanidade, na forma como tratamos dignamente os nossos animais. Até à nossa entrada em funções, eram abatidos no Funchal 1800 animais por ano, neste momento não abatemos um único animal, e estamos a dotar o Município de cada vez mais ferramentas e meios para responder a este desafio.”
Com a instalação do centro municipal para esterilizações, na antiga Escola do Faial, procede-se a mais uma reabilitação de um antigo estabelecimento escolar do concelho à qual se dá um novo uso.