GEN10S Portugal ensinou 4.000 crianças a programar

Os milhares de alunos dos 5º e 6º anos e os mais de 500 professores, de 62 escolas de todo o país, concluíram a sua formação em linguagem de programação Scratch no âmbito do projecto GEN10S Portugal, uma parceria entre a SIC Esperança, a Google.org e a fundação Ayuda en Acción, que contou com o apoio do Instituto Politécnico de Setúbal, a quem coube a concepção e coordenação nacional do curso.

A conclusão da fase de implementação do projecto a nível nacional, que arrancou oficialmente em outubro, foi assinalada no passado dia 21 de junho, em Lisboa, no evento GEN10S Party, com apresentação de resultados e entrega de brindes e certificados aos participantes.

Na ocasião, Miguel Figueiredo, um dos docentes do Centro de Competências TIC da Escola Superior de Educação (ESE/IPS) que coordenaram o processo de formação, fez um balanço desta missão “muito difícil, mas também muito entusiasmante e gratificante”, que começou com uma fase piloto implementada em quatro escolas de Setúbal e Lisboa.

“Coube-nos construir e testar os materiais e a própria metodologia do projecto, e depois passar essa informação para os nossos parceiros dos Centros de Competências TIC e dos Centros de Formação de Professores que trabalharam connosco no projeto, sendo que cada um deles encontrou, quer os professores Scratch, quer as turmas com quem veio a trabalhar”, disse.

O projeto, que pretendeu promover a igualdade de oportunidades na área digital e reduzir barreiras sócio-económicas e de género, teve também as virtudes de fomentar a criatividade e a autonomia, “dando às crianças a liberdade de transformarem as suas ideias e projectos em produtos digitais concretos, em vez de serem apenas consumidoras de tecnologia”, bem como a cooperação, já que “a própria metodologia assentava no trabalho colaborativo, cada um dos alunos contribuindo com as suas competências e ideias”, sublinhou ainda o docente.

No balanço, Mercedes Balsemão, presidente da SIC Esperança, destacou as componentes de “integração social e tecnológica e de inovação educacional” do GEN10S, felicitando o IPS pelo trabalho de formação dos professores. “Foi um curso muito bem estruturado e muito motivador, contemplando a parte da introdução à técnica, os trabalhos individuais e depois toda a dinâmica dos trabalhos em grupo. Estamos todos de parabéns”, concluiu.

Por seu turno, Bernardo Correia, diretor da Google Portugal, incitou os mais novos a “nunca deixar de sonhar” e a usar os computadores, “não para distracção e entretenimento, mas como forma de materializar a vossa criatividade, de criar coisas que nunca existiram até agora”.

PCGuia
Ler mais
Recomendadas

Indústria Alimentar: o caminho da digitalização

No contexto da Indústria Alimentar, as organizações para se adaptarem necessitam de investir, e, atualmente, as tecnologias digitais chave passam pela: Robótica, Serviços móveis, Tecnologia Cloud, Internet-of-Things, Cibersegurança, Big Data e Analítica avançada, Impressão 3D, Inteligência Artificial e Social Media. Os consumidores, também eles cada vez mais nativos digitais, ditam tendências e as indústrias adaptam-se, quer […]

Japão testa drones que transportam pessoas para diminuir o trânsito

Os responsáveis pelo projeto apontam que os drones tripulados poderão ser uma solução para combater o trânsito: “O Japão é um país com uma densidade populacional muito elevada, e como tal, carros voadores poderão ser a solução para diminuir o trânsito no país”.

Procrastinação ou a coragem de mudar

É preciso saber e decidir sem vacilar. Caso contrário, faremos parte das fotos guardadas no baú. Para mais tarde recordar.
Comentários