Governo alemão diz que os Tesla são carros de luxo e pede devolução do “bónus ambiental”

O governo alemão tem um programa que subsidia quem compra veículos elétricos, com o objetivo de promover a venda deste tipo de automóveis em detrimento dos carros tradicionais. O valor dos veículos em causa não podem superar os 60 mil euros. Centenas receberam abonos de quatro mil euros para comprar Model S da Tesla.

Na Alemanha, centenas de proprietários do Model S da Tesla foram obrigados a devolver o subsídio de quatro mil euros, concedido em abono da compra de automóveis eléctricos, após uma agência governamental ter considerado os automóveis Tesla carros de luxo e, por isso, não entram no programa de apoio governamental à compra e veículos elétricos.

De acordo com a “Bloomberg“, em meados de março 800 pessoas receberam o chamado “bónus ambiental”, pensado para impulsionar as vendas de automóveis eléctricos. Agora, serão notificadas para devolver o valor recebido. Já outros 250 compradores de veículos Tesla não chegaram a receber qualquer abono.

A decisão de deixar os eléctricos da Tesla fora deste bónus foi tomada pelo Departamento Federal para Assuntos Económicos. A fabricante de Elon Musk não terá visto com bons olhos a decisão do governo alemão e deverá recorrer da decisão, segundo um comunicado desta quarta-feira citado pela “Bloomberg”.

Em causa está o volume de vendas da Tesla na Alemanha. As vendas de veículos electrificados na Alemanha aumentaram 64% no primeiro semestre de 2018, o que coloca o país no topo dos cinco principais mercados da União Europeia em carros eléctricos.

Na Alemanha, o governo tem um programa que apoia, com o chamado “bónus ambiental”, quem compre veículos eléctricos que não superem os 60 mil euros. No caso da Tesla, um Model S 75D, o modelo mais económico entre os Model S, está listado com um preço a rondar os 72 mil euros.

Relacionadas

Elon Musk pede desculpa ao espeleólogo a quem chamou pedófilo

O mediático patrão da empresa Tesla Motors pediu desculpas ao espeleólogo britânico que esteve envolvido na operação de salvamento das 12 crianças tailandesas, a quem acusou de ser pedófilo.

Fábrica da Tesla na China resulta em mais problemas nos Estados Unidos

Os investidores, que já têm apontado várias ineficiências à empresa, estão inquietos com a nova necessidade de a Tesla encontrar mais capital ‘fresco’ para fazer face a todas as exigências.

Tesla atinge meta de produzir cinco mil Model 3 numa semana e deixa Elon Musk “orgulhoso”

“Conseguimos. Que trabalho incrível de uma equipa fantástica. Não podia estar mais orgulhoso”, referiu o empresário, após a fábrica de Fremont, na Califórnia, ter produzido cinco mil unidades do Model 3 em sete dias.
Recomendadas

Indústria Alimentar: o caminho da digitalização

No contexto da Indústria Alimentar, as organizações para se adaptarem necessitam de investir, e, atualmente, as tecnologias digitais chave passam pela: Robótica, Serviços móveis, Tecnologia Cloud, Internet-of-Things, Cibersegurança, Big Data e Analítica avançada, Impressão 3D, Inteligência Artificial e Social Media. Os consumidores, também eles cada vez mais nativos digitais, ditam tendências e as indústrias adaptam-se, quer […]

Japão testa drones que transportam pessoas para diminuir o trânsito

Os responsáveis pelo projeto apontam que os drones tripulados poderão ser uma solução para combater o trânsito: “O Japão é um país com uma densidade populacional muito elevada, e como tal, carros voadores poderão ser a solução para diminuir o trânsito no país”.

Procrastinação ou a coragem de mudar

É preciso saber e decidir sem vacilar. Caso contrário, faremos parte das fotos guardadas no baú. Para mais tarde recordar.
Comentários