Governo compromete-se a mitigar efeitos do congelamento das carreiras dos professores

O Ministério da Educação compromete-se em estudar custos e recuperar de “um tempo de serviço mais alargado” do que o previsto na proposta inicial do Governo.

O Governo de António Costa está disponível para dar mais aos professores e negociar a “mitigação dos efeitos do congelamento” das carreiras, que estiveram congeladas para efeitos de progressão. O Ministério da Educação compromete-se em estudar custos e recuperar de “um tempo de serviço mais alargado” do que o previsto na proposta inicial do Governo, avança o jornal “Público”.

A reunião desta quarta-feira entre os sindicatos e o Governo terminou com o compromisso de constituir uma comissão com representantes do Governo e dos sindicatos para estudar os impactos orçamentais da contabilização do tempo de serviço dos docentes. O estudo tem como objetivo perceber qual o custo que teria a contabilização de mais de nove anos, exigida pelos professores, ou a contagem parcial, defendida pelo Governo. A primeira reunião deve acontecer ainda durante este mês.

O Governo continua a defender que “não é possível a contagem integral do tempo [nove anos, quatro meses e dois dias]”. Os sindicatos falam em avanços nas negociações e adiantam que o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, admitiu durante a reunião que os professores podem vir a “recuperar um tempo de serviço mais alargado” do que o que estava inicialmente previsto.

Relacionadas

Governo e professores vão analisar custos da recuperação do tempo de serviço congelado

“O Governo veio dizer que finalmente aceita que se crie uma comissão técnica para apurar quanto custa afinal o descongelamento”, disse Mário Nogueira. As negociações continuam.

Marques Mendes antevê o regresso do “pântano” político após 2019

“O Governo minoritário do PS é a solução mais provável. Um governo minoritário à Guterres”, explicou o comentador. Um governo minoritário sem apoio parlamentar é instável, precário e transitório, defendeu.

Fenprof desafia professores para concentração em Lisboa durante negociações com Governo

O desafio foi lançado pelo secretário-geral, Mário Nogueira, no encerramento do encontro internacional sobre o desgaste dos professores, iniciativa da Fenprof que decorreu em Lisboa.
Recomendadas

Vistos gold: Investimento captado mais do que triplicou em julho para 98,2 milhões de euros

O investimento captado através dos vistos ‘gold’ mais do que triplicou (aumentou 276%) em julho, face ao período homólogo de 2018, para 98,2 milhões de euros, segundo contas feitas pela Lusa com base nos dados estatísticos do SEF.

Número de viciados em jogo online aumentou mais de 8% em Portugal

No espaço de seis meses, 38.600 pessoas pediram para ser impedidas de jogar online, mais 3.200 pessoas face a 2018, uma subida de 8,3%.

Avião de carga aterrou de emergência no aeroporto do Porto  

Um avião de carga com dois tripulantes fez hoje uma “aterragem de emergência” em segurança no aeroporto do Porto devido a um “problema no motor”, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
Comentários