Governo espera contributos para a Estratégia para o Turismo da Madeira

O documento Estratégia para o Turismo da Madeira 2017 – 2021 foi concluído pela Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura.

Reúne as principais linhas orientadoras e metas para o futuro em relação ao desenvolvimento sustentável do setor e cumpre um dos principais objetivos do Programa de Governo Regional da Madeira para este mandato.

Integrando várias componentes, que depois se desdobram em medidas e iniciativas a implementar até 2021, a visão defendida para o futuro assenta num novo paradigma que assume a qualificação e consolidação da oferta, o reforço da notoriedade e atratividade do destino e a melhoria dos seus indicadores de desempenho, como prioridades.

O documento está disponível online, no site da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura http://www.madeira.gov.pt/sretc até ao próximo dia 11 de janeiro.

Quem entender por bem pode contribuir para aperfeiçoar o documento Estratégia para o Turismo da Madeira 2017 – 2021, fazendo chegar o apoio através do correio eletrónico: gab.sretc@gov-madeira.pt ou pelo número de telefone 291211933 ou 291211935.

São contributos desejáveis pelo Governo Regional que, por isso mesmo, partilha o documento, com o intuito de fomentar “o alcance e a respetiva participação do maior número de pessoas e, naturalmente, a recolha de contributos que possam resultar a favor deste documento”, conforme explica o secretário regional com a tutela do Turismo.

Eduardo Jesus faz questão de sublinhar que “o sucesso que tem vindo a ser alcançado pelo destino Madeira, com mais um novo recorde conhecido nas estatísticas referentes aos primeiros 10 meses de produtividade, deriva de um esforço coletivo e é por isso que, neste momento, se revela crucial contar com o envolvimento de toda a população no que se espera que venha a ser o futuro deste setor, na Região”.

“Visão estratégica”

O documento tem como “Visão estratégica” que a Madeira seja um destino para todo o ano, de beleza natural ímpar, seguro, de fácil acesso, cosmopolita, reconhecido como um “must visit” da Europa, com sol e clima ameno, forte tradição de bem receber e vasta oferta de experiências, capaz de superar as expetativas mais exigentes.

Quanto à visão que é definida para a Região Autónoma da Madeira reflete o conjunto de atributos que, atualmente, é privilegiado pela procura turística. Ao mesmo tempo, evidencia duas caraterísticas que, de acordo com os principais mercados, são, presentemente, as mais valorizadas, constituindo a motivação central da viagem: natureza preservada e clima.

No que se refere à missão, visa consolidar a Região como um destino turístico diferenciado, pela autenticidade da oferta, baseada no genuíno e na qualidade do serviço, visando a sustentabilidade económica, social e ambiental.

Finalmente, o documento expressa que os objetivos estratégicos são três: Qualificar e Consolidar a oferta; Reforçar a notoriedade e a Atratividade do destino; e Melhorar os indicadores de desempenho do destino.

Ler mais
Recomendadas

PremiumO Vinho Madeira que passa de geração em geração desde 1850

O maior desafio do Vinho Madeira é aumentar a produção das castas nobres Sercial, Verdelho, Boal, Malvasia e Terrantez, e diminuir a produção da Tinta Negra, “que já é excessiva”, diz Pereira de Oliveira.

PremiumDireito ainda está “fora de questão” mas “poderia reter” estudantes na região

Para já, não está em cima da mesa a criação de uma licenciatura em Direito na UMa, mas o reitor José Carmo diz que o curso tem procura local.

PremiumO valor do patrocínio num evento como o Rali Vinho Madeira

O Rali Vinho Madeira é um evento que ao longo dos anos tem atraído milhares às estradas madeirenses. Mas nem só de público vive esta prova de desporto motorizado. O patrocínio é outras das vertentes que sustenta e ajuda a levar cada edição a bom porto. Entre os patrocinadores estão marcas e empresas como a MEO e o BPI.
Comentários