Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas, vai lançar hoje um novo concurso no âmbito da modernização da linha da Beira Alta, um projeto integrado no programa Ferrovia 2020.
A empreitada, que prevê a renovação integral de via entre a Guarda e Cerdeira, numa extensão de 14 quilómetros, assim como a substituição das travessas de betão bi-bloco por travessas de betão monobloco polivalente e do carril 54 kg/m por 60 kg/m, adianta um documento da UP – Infraestruturas de Portugal, a que o jornal Económico teve acesso.
Esse mesmo documento acrescenta que este concurso está avaliado em cerca de 11 milhões de euros e prevê ainda a estabilização da plataforma de via e a melhoria do sistema de drenagem, tal como o tratamento e estabilização dos taludes, adaptação da infraestrutura de catenária, implementação do sistema de comunicações RCP+TP, além da adaptação das atuais infraestruturas de sinalização e telecomunicações.
O projeto vai ser financiado a 85% pelos fundos fundos comunitários por intermédio do CEF – Connecting Europe Facilities.
O prazo de execução da obra é de cerca de 10 meses (294 dias).
Pedro Marques vai lançar um segundo concurso, de âmbito mais generalizado, de sinalização, para diversas linhas da rede ferroviária nacional.
Neste dia dedicado à ferrovia, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas vai começar o programa previsto para hoje com a visita às obras de modernização na linha da Beira Baixa – troço Covilhã-Guarda (junto à Ponte do rio Zêzere).
Estes atos oficiais contarão com a presença do presidente do conselho de administração da IP, António Laranjo.