Governo lança novo concurso de 11 milhões para renovar linha da Beira Baixa

A empreitada, que prevê a renovação integral de via entre a Guarda e Cerdeira, numa extensão de 14 quilómetros, está avaliada em cerca de 11 milhões de euros.

Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas, vai lançar hoje um novo concurso no âmbito da modernização da linha da Beira Alta, um projeto integrado no programa Ferrovia 2020.

A empreitada, que prevê a renovação integral de via entre a Guarda e Cerdeira, numa extensão de 14 quilómetros, assim como a substituição das travessas de betão bi-bloco por travessas de betão monobloco polivalente e do carril 54 kg/m por 60 kg/m, adianta um documento da UP – Infraestruturas de Portugal, a que o jornal Económico teve acesso.

Esse mesmo documento acrescenta que este concurso está avaliado em cerca de 11 milhões de euros e prevê ainda a estabilização da plataforma de via e a melhoria do sistema de drenagem, tal como o tratamento e estabilização dos taludes, adaptação da infraestrutura de catenária, implementação do sistema de comunicações RCP+TP, além da adaptação das atuais infraestruturas de sinalização e telecomunicações.

O projeto vai ser financiado a 85% pelos fundos fundos comunitários por intermédio do CEF – Connecting Europe Facilities.

O prazo de execução da obra é de cerca de 10 meses (294 dias).

Pedro Marques vai lançar um segundo concurso, de âmbito mais generalizado, de sinalização, para diversas linhas da rede ferroviária nacional.

Neste dia dedicado à ferrovia, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas vai começar o programa previsto para hoje com a visita às obras de modernização na linha da Beira Baixa – troço Covilhã-Guarda (junto à Ponte do rio Zêzere).

Estes atos oficiais contarão com a presença do presidente do conselho de administração da IP, António Laranjo.

Ler mais
Recomendadas

Indústria Alimentar: o caminho da digitalização

No contexto da Indústria Alimentar, as organizações para se adaptarem necessitam de investir, e, atualmente, as tecnologias digitais chave passam pela: Robótica, Serviços móveis, Tecnologia Cloud, Internet-of-Things, Cibersegurança, Big Data e Analítica avançada, Impressão 3D, Inteligência Artificial e Social Media. Os consumidores, também eles cada vez mais nativos digitais, ditam tendências e as indústrias adaptam-se, quer […]

Japão testa drones que transportam pessoas para diminuir o trânsito

Os responsáveis pelo projeto apontam que os drones tripulados poderão ser uma solução para combater o trânsito: “O Japão é um país com uma densidade populacional muito elevada, e como tal, carros voadores poderão ser a solução para diminuir o trânsito no país”.

Procrastinação ou a coragem de mudar

É preciso saber e decidir sem vacilar. Caso contrário, faremos parte das fotos guardadas no baú. Para mais tarde recordar.
Comentários