Governo vai lançar mais concursos para modernizar ferrovia nacional

Para o meio dia da próxima segunda-feira, está prevista a cerimónia de lançamento do concurso público para a empreitada de modernização do troço da linha da Beira Alta, entre Cerdeira e Guarda, assim como de um outro concurso de sinalização para o conjunto da rede ferroviária nacional.

Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas, vai lançar na próxima segunda-feira, dia 9 de julho, mais dois concursos de empreitadas para renovar a rede ferroviária nacional.

Para o meio dia, está prevista a cerimónia de lançamento do concurso público para a empreitada de modernização do troço da linha da Beira Alta, entre Cerdeira e Guarda, assim como de um outro concurso de sinalização para o conjunto da rede ferroviária nacional.

Antes, Pedro Marques vai visitar as obras em curso na linha ferroviária da Beira Baixa, a partir da ponte sobre o Zêzere (II), no concelho da Covilhã.

“Estes investimentos integram o projeto do Corredor Norte do plano Ferrovia 2020, que prevê um investimento global de dois mil milhões de euros, co-financiado pelos fundos europeus, abrangendo metade da rede ferroviária nacional”, destaca uma nota do Ministério do Planeamento e das Infraestruturas.

Esse documento acrescenta que “as obras já em curso na linha da Beira Baixa têm como objetivo modernizar o troço Covilhã-Guarda, encerrado há uma década”.

“Será ainda construída a Concordância das Beiras, que permitirá a interoperabilidade com a linha da Beira Alta”, destaca o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas.

De acordo com esta nota do ministério liderado por Pedro Marques, “a linha da Beira Alta é a coluna vertebral do Corredor Norte, cuja modernização vem criar condições mais competitivas a esta via, nomeadamente para a ligação dos portos de Aveiro e Leixões à fronteira de Vilar Formoso e a Espanha”.

 

Ler mais
Recomendadas

Indústria Alimentar: o caminho da digitalização

No contexto da Indústria Alimentar, as organizações para se adaptarem necessitam de investir, e, atualmente, as tecnologias digitais chave passam pela: Robótica, Serviços móveis, Tecnologia Cloud, Internet-of-Things, Cibersegurança, Big Data e Analítica avançada, Impressão 3D, Inteligência Artificial e Social Media. Os consumidores, também eles cada vez mais nativos digitais, ditam tendências e as indústrias adaptam-se, quer […]

Japão testa drones que transportam pessoas para diminuir o trânsito

Os responsáveis pelo projeto apontam que os drones tripulados poderão ser uma solução para combater o trânsito: “O Japão é um país com uma densidade populacional muito elevada, e como tal, carros voadores poderão ser a solução para diminuir o trânsito no país”.

Procrastinação ou a coragem de mudar

É preciso saber e decidir sem vacilar. Caso contrário, faremos parte das fotos guardadas no baú. Para mais tarde recordar.
Comentários