Ryanair: sindicatos europeus voltam a reunir hoje em Madrid para decidir greve europeia

Em comunicado o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil refere que esta reunião tem como objetivo a convocação de uma greve conjunta dos sindicatos europeus.

Os sindicatos europeus de aviação vão reunir-se pela segunda vez com o objetivo de darem seguimento a uma greve conjunta. A reunião tem lugar esta segunda-feira de manhã, em Madrid, e em discussão estará também a possível greve dos tripulantes, da companhia low-cost Ryanair no verão.

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) lamenta em comunicado que “os nosso alertas públicos sobre as ilegalidades cometidas, as más condições de trabalho que oferecem e os contratos que por pouco dinheiro deixam reféns quem não tem dinheiro nenhum, não parecem demover uma estratégia montada e virada para o engano, perpetuada e aceite por quem tem responsabilidades e o poder de informar e esclarecer devidamente o povo português”.

Esta é a segunda ocasião em que os sindicatos europeus vão reunir depois de o terem feito pela primeira vez a 24 de abril, em Lisboa. Nessa reunião os tripulantes de cabine da Ryanair decidiram que irão fazer greve durante o verão, caso a companhia aérea de baixo custo não aceite as reivindicações acordadas por vários sindicatos europeus até final de junho.

No final dessa reunião a presidente do SNPVAC, Luciana Passo, informou que entre as condições colocadas à Ryanair está a aplicação da “legislação nacional imperativa” e das mesmas condições laborais para os trabalhadores, incluindo os subcontratados.

Outra reivindicação é que a Ryanair não coloque quaisquer restrições antecipadamente para a realização de reuniões.

Relacionadas

Lucros da Ryanair chegaram aos 1.450 milhões de euros no último ano fiscal

Os lucros da companhia aérea irlandesa Ryanair atingiram 1.450 milhões de euros no último ano fiscal até 31 de março, 10% mais que no ano anterior, revelou a empresa.

Ryanair: tripulantes de cabine podem avançar para greve no verão

Decisão de convocar uma “ação industrial, incluindo o recurso à greve”, “num dia, num determinado período” foi anunciada depois de uma reunião na sede do SNPVAC – Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil, em Lisboa, com vários sindicatos europeus.

Metade dos pilotos das companhias low-cost são precários

A ECA diz que a situação está de tal modo que há mesmo jovens pilotos que pagam para voar, para ganharem, assim, experiência de voo.
Recomendadas

“Que Deus abençoe a memória daqueles em Toledo”. Trump engana-se no nome da cidade do massacre no Ohio

O presidente norte-americano referiu-se referiu a Toledo, e não a Dayton, nas suas observações sobre um dos recentes massacres onde morreram nove pessoas e outras 27 ficaram feridas.

A “Casa de Papel” na vida real: Assalto à Casa da Moeda do México leva dos cofres 50 milhões em menos de 4 minutos

Os assaltantes conseguiram desarmar um guarda e furar todas as barreiras de segurança até chegarem ao cofre de segurança, que estaria aberto. Em menos de quatro minutos, o grupo de homens roubou e fugiu do edifício sem que a polícia tivesse sequer chegado.

Japão testa drones que transportam pessoas para diminuir o trânsito

Os responsáveis pelo projeto apontam que os drones tripulados poderão ser uma solução para combater o trânsito: “O Japão é um país com uma densidade populacional muito elevada, e como tal, carros voadores poderão ser a solução para diminuir o trânsito no país”.
Comentários