Haitong completa aumento de capital com operação em espécie de 160 milhões

Com o reforço do capital anunciado hoje já está completo o plano de reforço de 419 milhões de euros, anunciado em março, e exigido pelo regulador no âmbito do SREP.

Em comunicado hoje enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Haitong Bank informa que aumentou o seu capital social em 160 milhões de euros por entradas em espécie de créditos e obrigações próprias.

Fica assim concluída a operação de reforço de capital anunciada no início do ano, depois de o Banco de Portugal ter exigido ao ex-BESI um reforço de capital. O Jornal Económico confirmou que o regulador bancário exigiu um reforço dos fundos próprios na sequência do exercício de avaliação e de supervisão (SREP).

O ex-BES Investimento indicou ainda que, em consequência deste aumento de capital, “o capital social do banco passou a registar o quantitativo global de 806.269.000 euros, representado por 161.253.800 ações ordinárias com o valor nominal de cinco euros cada, tendo os respetivos estatutos sido alterados em conformidade”.

O capital aumento foi subscrito e realizado “na totalidade pela acionista controladora do banco”, a Haitong International Holdings Limited, uma sociedade com sede em Hong Kong e subsidiária da Haitong Securities (cujas ações estão em negociação na Shanghai Stock Exchange e na The Stock Exchange of Hong Kong Limited).

O banco tem vindo a ser capitalizado gradualmente pelo seu accionista, Haitong Securities. A última operação tinha sido também de 160 milhões de euros “mediante novas entradas em dinheiro integralmente realizadas”, indicava o comunicado enviado a 14 de Junho à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. Já em maio o Haitong Bank tinha informado o mercado que aumentou o seu capital social em 60 milhões de euros (40 milhões em dinheiro e 20 milhões por entrada em espécie de créditos).

Com o reforço do capital anunciado hoje já está completo o plano de reforço de 419 milhões de euros. Em março deste ano, a Haitong Securities tinha aprovado a subscrição de aumento de capital de 339 milhões de euros no Haitong Bank, além de uma “conversão em capital social de um instrumento financeiro subordinado de 80 milhões de euros (elegível para fundos próprios adicionais de nível Tier 1)”.

Nesse plano anunciado estava previsto um aumento de capital de 200 milhões em dinheiro fresco, a conversão de um empréstimo accionista de 139 milhões e a conversão em capital de um instrumento financeiro subordinado de 80 milhões de euros.

O Haitong Bank teve prejuízos de 96 milhões de euros em 2016, tendo apresentado resultados negativos de 29 milhões no primeiro trimestre.

 

O banco de investimento, que em dezembro de 2014 foi vendido aos chineses da Haitong Securities por 379 milhões de euros.

O Banco de Portugal ainda não recebeu a lista dos órgãos sociais para substituir os atuais que já findaram o mandato.

A separação das funções de Chairman das de CEO é uma exigência do regulador.

 

Ler mais
Recomendadas

Inovação e empreendedorismo

Há que aplicar as novas tecnologias à cadeia de valor de uma empresa para que esta possa fornecer a melhor resposta ao cliente, conhecendo e focando-se nas necessidades que este tem. Neste ponto as startups representam uma mais-valia.

CGD avalia ações contra gestores que aprovaram crédito a Vale do Lobo

Advogados da CGD estão a avaliar ações cíveis contra gestores da administração de Santos Ferreira que deram ‘luz verde’ a operação Vale do Lobo. Parecer é entregue após o verão para decisão final.

JP Morgan bem posicionado para liderar entrada em bolsa da WeWork

Dona da WeWork vai emitir obrigações até seis mil milhões de dólares e fontes próximas da empresa revelaram que a instituição financeira que montar esta operação poderá ter papel ativo na entrada em bolsa da WeWork.
Comentários