Hepatite A: Portugal tem 280 casos confirmados

DGS anuncia novo balanço com 327 casos notificados.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu novo balanço, no dia 5 de junho, no qual esclarece que Portugal tem, desde o início do ano, 327 casos notificados de Hepatite A, num total de 280 confirmados desde o início do ano.

De acordo com o último Boletim Epidemiológico da atividade epidémica da Hepatite A em Portugal, que começou no início do ano e afeta outros países europeus, atingiu sobretudo homens (91%) e em mais de metade dos casos (54%) o contágio deu-se por contacto sexual. A maior parte dos casos (78%) está concentrada na Região de Lisboa e Vale do Tejo e o grupo etário mais afetado é o dos 18-50 anos, com 292 casos.

Segundo a DGS, desde o dia 3 de abril foram administradas cerca de 2.100 vacinas, uma média de 47/dia, das quais 81% na região de Lisboa e Vale do Tejo, a quase totalidade em contexto de pré-exposição.

Relativamente à campanha desenvolvida em Lisboa, designadamente no Bairro Alto, com uma unidade móvel de vacinação, a DGS recorda que entre 27 e 29 de abril foram vacinadas 150 pessoas e nos dias 5 e 6 de maio outras 164.

A DGS prevê o reforço da vacinação antes de grandes eventos de massa como o Arraial Pride Lisboa, o WorldPride Madrid 2017 ou os grandes festivais de verão, aconselhando a adoção de medidas de prevenção durante as iniciativas e, após, a vigilância de sintomas compatíveis com os da Hepatite A.

A Hepatite A é geralmente benigna e a letalidade é inferior a 0,6% dos casos. A gravidade da doença aumenta com a idade. A infeção não provoca cronicidade e dá imunidade para o resto da vida.

Ler mais
Recomendadas

Vistos gold: Investimento captado mais do que triplicou em julho para 98,2 milhões de euros

O investimento captado através dos vistos ‘gold’ mais do que triplicou (aumentou 276%) em julho, face ao período homólogo de 2018, para 98,2 milhões de euros, segundo contas feitas pela Lusa com base nos dados estatísticos do SEF.

Número de viciados em jogo online aumentou mais de 8% em Portugal

No espaço de seis meses, 38.600 pessoas pediram para ser impedidas de jogar online, mais 3.200 pessoas face a 2018, uma subida de 8,3%.

Avião de carga aterrou de emergência no aeroporto do Porto  

Um avião de carga com dois tripulantes fez hoje uma “aterragem de emergência” em segurança no aeroporto do Porto devido a um “problema no motor”, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
Comentários