Imprensa Nacional-Casa da Moeda investe 850 mil euros em projetos na área de Segurança e Tecnologia

Os três projetos inovadores vencedores somam ao todo prémio de 850 mil euros.

Casa da Moeda

Na sua 2.ª edição, o Prémio Inovação da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) atribuiu cerca de 1 milhão de euros ao desenvolvimento dos três projetos mais inovadores nas áreas da Segurança e Tecnologia. A iniciativa premiou as três candidaturas mais inovadoras e permitiu ainda visitar uma Mostra de Inovação, onde foram apresentados alguns projetos inovadores já implementados ou em fase de desenvolvimento na empresa.

Em comunicado, a instituição diz que “a criação deste Prémio visa recompensar ideias inovadoras que possibilitem a melhoria dos processos produtivos, a criação de novos modelos de negócio ou o desenvolvimento de novos produtos e serviços da empresa que possam passar a fazer parte da sua oferta ao mercado”.

“A inovação não pode ser apenas uma moda ou um evento por ano. Consciente disso, a INCM integrou-a na sua estratégia, no seu dia a dia e nas suas relações com o exterior, tornando-a parte do seu ADN”, disse Maria Manuel Leitão Marques, Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, que encerrou a sessão do Prémio Inovação INCM.

A ideia vencedora INTMOB – Intralogistics Mobile Assistant Unit for Flexible Manufacturing Systems foi premiada com um financiamento até 500.000 euros e prevê a criação de um robot autónomo que possibilite a segurança de todos os materiais de valor transportados dentro da INCM, libertando os colaboradores de tarefas pesadas e automatizadas dentro da fábrica.

Os projetos que arrecadaram o 2º e 3º lugar foram, respetivamente, o “Fabrico de Moedas Comemorativas através de Tecnologias Aditivas”, que permite a utilização de tecnologias de impressão 3D para a produção de moedas com geometrias e detalhes tridimensionais complexos; e o “BlockCarPollution”, um projeto que pretende disponibilizar aos utilizadores de transportes coletivos e partilhados um sistema inteligente de recompensas, incentivando a redução do número de veículos utilizados diariamente e, consequentemente, a diminuição dos níveis de poluição.

Estes projetos foram financiados com o valor de 250.000 euros e 100.000 euros respetivamente.

Ler mais
Recomendadas

Indústria Alimentar: o caminho da digitalização

No contexto da Indústria Alimentar, as organizações para se adaptarem necessitam de investir, e, atualmente, as tecnologias digitais chave passam pela: Robótica, Serviços móveis, Tecnologia Cloud, Internet-of-Things, Cibersegurança, Big Data e Analítica avançada, Impressão 3D, Inteligência Artificial e Social Media. Os consumidores, também eles cada vez mais nativos digitais, ditam tendências e as indústrias adaptam-se, quer […]

Japão testa drones que transportam pessoas para diminuir o trânsito

Os responsáveis pelo projeto apontam que os drones tripulados poderão ser uma solução para combater o trânsito: “O Japão é um país com uma densidade populacional muito elevada, e como tal, carros voadores poderão ser a solução para diminuir o trânsito no país”.

Procrastinação ou a coragem de mudar

É preciso saber e decidir sem vacilar. Caso contrário, faremos parte das fotos guardadas no baú. Para mais tarde recordar.
Comentários