Indicador da atividade económica cai para valor mais baixo desde abril

Os dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística mostram, também, que o indicador de clima económico estabilizou, em fevereiro, pelo segundo mês consecutivo.

Cristina Bernardo

O indicador de atividade económica diminuiu uma décima em janeiro, face a dezembro, para 2,8 pontos, o valor mais baixo desde abril, mostram os dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O indicador de clima económico estabilizou, em fevereiro, pelo segundo mês consecutivo.

O INE regista que o ritmo de crescimento do indicador quantitativo do consumo privado desacelerou em janeiro, “refletindo um contributo positivo menos expressivo de ambas as componentes, consumo corrente e consumo duradouro”.

Paralelamente, o indicador relativo ao investimento – formação bruta de capital fixo – diminuiu em janeiro, “devido ao contributo positivo menos intenso das componentes de Máquinas e Equipamentos e de Construção, tendo a componente de Material de Transporte apresentado um contributo positivo”.

Recomendadas

Como a Indústria 4.0 pode ajudar a criar a fábrica do futuro

A fábrica do futuro é o centro de uma cadeia de distribuição que combina clientes, fornecedores, distribuidores e parceiros com sistemas analíticos avançados. Isso pode levar a uma “produção perfeita” com o mínimo de tempo de inatividade, negligência, desperdício e ineficiência.

Sustentabilidade no investimento: menos risco, mais valor

Reduzir a quantidade de plásticos descartáveis ou viajar de comboio são duas formas de reduzir a nossa pegada ecológica. E no investimento, o que podemos fazer para reforçar a sustentabilidade?
Comentários