O PMI cresceu, em maio, ao ritmo mais rápido desde outubro passado e acima do registado no mesmo mês de 2017, quando se fixou em 51,2 pontos.
Quando se encontra acima dos 50 pontos, o PMI sugere uma expansão do setor, pelo que abaixo dessa barreira pressupõe uma contração de atividade. O índice é tido como um importante indicador mensal do desenvolvimento da segunda economia mundial.
“O setor manufatureiro cresceu a um ritmo mais rápido, num momento em que o crescimento é mais forte do que o esperado”, afirmou Zhao Qinghe, analista do Gabinente Nacional de Estatísticas (GNE) chinês.
O GNE acrescentou ainda que o setor dos serviços cresceu 54,9 pontos, em maio, uma décima acima do registado no mês anterior.
Numa nota aos clientes, a unidade de análise financeira Capital Economics recomendou cautela, apesar dos dados positivos.
“Duvidamos que este vigor se mantenha por muito mais tempo, visto que parece refletir sobretudo um impulso temporário da produção industrial devido ao relaxamento das políticas de combate à poluição”, afirmou.