Instituto das Telecomunicações desenvolve software para medir desempenho de equipas desportivas

A solução de software uPATO, ferramenta de representação online que avalia diferentes métricas de desportos de equipa, permite codificar, por exemplo, um jogo de futebol e transformá-lo numa representação gráfica com diferentes elementos da actividade desportiva. O software foi desenvolvido por um grupo de investigadores do pólo da Covilhã do Instituto de Telecomunicações (IT).

O projecto, coordenado por Fernando Martins – investigador do IT e docente do Instituto Politécnico de Coimbra, na Escola Superior de Educação –, divide as métricas de avaliação em três tipos: individuais, subgrupo e equipa. Desta forma, o uPATO permite calcular diversas medidas do jogo, fornecendo diferentes pontuações para classificar o desempenho colectivo e individual.

O software armazena os dados na cloud e possibilita o acesso à informação em tempo real, através de um dispositivo móvel. O treinador de uma equipa pode avaliar, assim, o desempenho dos atletas ao mesmo tempo que a informação está a ser codificada, permitindo analisar a performance dos atletas e reestruturar, se necessário, a estratégia de jogo.

Recomendadas

GoParity na corrida para ser uma das 40 vencedoras do World Summit Awards

A ‘shortlist’ final será conhecida em novembro. Os 40 vencedores vão participar no WSA Global Congress 2020, a acontecer em março, em Viena, numa cerimónia em que serão eleitos os oito ‘Global Champions’.

8chan. A casa online dos neonazis continua offline depois do massacre no Texas

O atentado na Nova Zelândia foi o primeiro de quatro a ser anunciado nesta plataforma. Depois do ataque perpetrado contra muçulmanos, o autor do tiroteio em El Paso, Texas, que tirou a vida a menos 22 pessoas usou a mesma fonte para deixar a sua mensagem de supremacia branca.

Oito portugueses entre os vencedores do maior programa universitário de inovação digital da Europa

O European Innovation Academy é o maior programa universitário de aceleração em Inovação Digital da Europa. A terceira edição realizou-se entre os dias 14 de julho e 2 de agosto. Há oito portugueses entre os vencedores, com projetos que vão desde apoio a invisuais e a crianças com doenças crónicas até bicicletas com airbaigs.
Comentários