Investimentos de 12,8 mil milhões suportam candidatura de Marrocos ao Mundial de 2026

O país do Magrebe entrou oficialmente na corrida à organização do Campeonato do Mundo de Futebol com a entrega do dossiê técnico à FIFA.

Marrocos

Marrocos garante investimentos na casa dos 15,8 mil milhões de dólares, o equivalente a 12,8 mil milhões de euros, se ganhar a organização do Campeonato do Mundo de Futebol de 2026. O número, citado pela publicação “Jeune Afrique”, foi avançado pelo presidente do comité de candidatura e ministro da Indústria, do Comércio, do Investimento e da Economia  Moulay Hafid Elalamy. 

O responsável explicou que uma parte dos investimentos será realizada por privados. É o caso dos investimentos na hotelaria, avaliados em cerca de 3,2 mil milhões de dólares (2,5 mil milhões de euros), visando a construção de 30.000 camas suplementares nas cidades que vão acolher os jogos.

A cargo do setor público ficarão os estádios para os quais está previsto um investimento de cerca de 3 mil milhões de dólares (2,4 mil milhões de euros), bem como as obras de saneamento a rondar os 900 milhões de dólares (730 milhões de euros), e os transportes, orçados em 8,5 mil milhões de dólares (6,89 mil milhões de euros). A organização do evento em si mesma, incluindo a segurança, está estimada em 700 milhões de dólares (567 milhões de euros).

O Estado prevê recuperar para cima de 1,1 mil milhões de dólares (892 milhões de euros) em receitas fiscais.

“Graças ao desporto, Marrocos realizará, se formos os anfitriões do Mundial de 2026, o que os políticos não conseguiram durante muitos anos. Está longe de ser um desperdício “, explicou o especialista em política desportiva Moncef Lyazghi à “Jeune Afrique”.

Recomendadas

Arranca hoje a corrida do FC Porto pela Champions de olho em encaixe de 44 milhões

Sérgio Conceição e os seus homens estão a, pelo menos, 360 minutos de distância de poderem engordar a conta bancária dos azuis e brancos de forma generosa. Este encaixe financeiro é visto como fundamental pela SAD portista. 

Benfica celebra parceria com Placard por três anos

O Sport Lisboa e Benfica acaba de celebrar uma parceria com o Placard.pt que, nos próximos três anos, será o patrocinador oficial de apostas desportivas do clube. Segundo um comunicado do clube da Luz, “o Placard.pt marcará presença relevante tanto no ‘site’ oficial, como nas várias plataformas digitais do Benfica, sendo que ambas as entidades […]

Estádio do Estrela da Amadora na Reboleira vai a leilão por seis milhões de euros

No decorrer de um processo de insolvência do Estrela da Amadora, foi fundado um novo clube, o Clube Desportivo Estrela, que usa as instalações da Reboleira.
Comentários