PremiumIrão: “conflito segue o mesmo padrão da Coreia do Norte”

A estratégia diplomática de Donald Trump segue ao ritmo das reversões. Mas o conflito com o Irão encerra a possibilidade de os moderados serem derrotados pelos radicais, o que seria uma péssima notícia para o mundo.

Fogo e fúria. E depois um desanuviamento inesperado – que em larga medida é o oposto da promessa de intervenção militar que está por trás desse fogo e dessa fúria. “É um padrão que se repete na forma como o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, gere os conflitos entre o seu país e países terceiros”, afirma o investigador e analista de assuntos internacionais da Universidade Portucalense André Pereira Matos, em entrevista ao Jornal Económico.

Desta vez aconteceu com o Irão: depois de uma reação do regime de Teerão a palavras pouco amistosas do secretário de Estado norte-americano Mike Pompeo – e Washington sabe que Teerão reage sempre – Donald Trump ameaçou via Twitter que o seu país está pronto para intervir militarmente se o conflito se extremar.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui aqui ao JE Leitor

Recomendadas

PremiumO Vinho Madeira que passa de geração em geração desde 1850

O maior desafio do Vinho Madeira é aumentar a produção das castas nobres Sercial, Verdelho, Boal, Malvasia e Terrantez, e diminuir a produção da Tinta Negra, “que já é excessiva”, diz Pereira de Oliveira.

PremiumDireito ainda está “fora de questão” mas “poderia reter” estudantes na região

Para já, não está em cima da mesa a criação de uma licenciatura em Direito na UMa, mas o reitor José Carmo diz que o curso tem procura local.

PremiumO valor do patrocínio num evento como o Rali Vinho Madeira

O Rali Vinho Madeira é um evento que ao longo dos anos tem atraído milhares às estradas madeirenses. Mas nem só de público vive esta prova de desporto motorizado. O patrocínio é outras das vertentes que sustenta e ajuda a levar cada edição a bom porto. Entre os patrocinadores estão marcas e empresas como a MEO e o BPI.
Comentários