Itália/Eleições: Giuseppe Conte encarregado novamente para formar Governo

O Presidente de Itália encarregou novamente o jurista Giuseppe Conte, nome acordado pelo Movimento Cinco Estrelas (M5S, populista) e pela Liga (extrema-direita) para ser o futuro primeiro-ministro italiano, para formar Governo, anunciou hoje à noite a presidência.

Giuseppe Conte

O Presidente de Itália encarregou novamente o jurista Giuseppe Conte, nome acordado pelo Movimento Cinco Estrelas (M5S, populista) e pela Liga (extrema-direita) para ser o futuro primeiro-ministro italiano, para formar Governo, anunciou hoje à noite a presidência.

Conte, um jurista especializado em direito civil e administrativo sem passado político, vai apresentar pela segunda vez ao Presidente italiano, Sergio Mattarella, a sua equipa governativa.

Os futuros ministros do novo Governo italiano deverão prestar juramento na sexta-feira, numa cerimónia agendada para as 16:00 locais (15:00 hora de Lisboa), disse o secretário-geral da Presidência italiana, Ugo Zampetti.

A lista dos novos ministros deverá ser conhecida em breve.

Sergio Mattarella convocou hoje à noite Giuseppe Conte depois de o M5S e a Liga terem chegado a acordo, também hoje anunciado.

No domingo passado, Giuseppe Conte renunciou à tarefa de formar um novo Governo italiano, face às dificuldades encontradas então para escolher o seu executivo.

Giuseppe Conte chegou a esta decisão depois dos problemas que suscitaram a candidatura como ministro da Economia do eurocético Paolo Savona, de 81 anos, conhecido pelas suas posturas anti-euro.

Itália, que realizou eleições gerais em 04 de março, está sem Governo há quase três meses.

Ler mais
Recomendadas

“Que Deus abençoe a memória daqueles em Toledo”. Trump engana-se no nome da cidade do massacre no Ohio

O presidente norte-americano referiu-se referiu a Toledo, e não a Dayton, nas suas observações sobre um dos recentes massacres onde morreram nove pessoas e outras 27 ficaram feridas.

A “Casa de Papel” na vida real: Assalto à Casa da Moeda do México leva dos cofres 50 milhões em menos de 4 minutos

Os assaltantes conseguiram desarmar um guarda e furar todas as barreiras de segurança até chegarem ao cofre de segurança, que estaria aberto. Em menos de quatro minutos, o grupo de homens roubou e fugiu do edifício sem que a polícia tivesse sequer chegado.

Japão testa drones que transportam pessoas para diminuir o trânsito

Os responsáveis pelo projeto apontam que os drones tripulados poderão ser uma solução para combater o trânsito: “O Japão é um país com uma densidade populacional muito elevada, e como tal, carros voadores poderão ser a solução para diminuir o trânsito no país”.
Comentários