IRC, IRS, IUC e IMI. Sabia que pode pagar estes impostos por débito direto?

Nova aplicação e sistema desenvolvidos pela Autoridade Tributária. Adesão pode ser efetuada através do Portal das Finanças ou em qualquer Serviço Local de Finanças. IUC e IMI são os maiores candidatos à nova modalidade devido ao maior volume de multas por atrasos.

Cristina Bernardo

O fisco já desenvolveu uma solução que permite aos contribuintes pagar os seus impostos por débito direto. Segundo a Autoridade Tributária (AT) já é possível o pagamento de impostos com uma simples ordem de pagamento ao banco onde tem conta, com a disponibilização de duas novas ferramentas. Em causa está uma app: Situação Fiscal, disponível em IOS e Android e a possibilidade de débito direto para pagamento de impostos.

A medida, prevista no Simplex+, já está no terreno, com a sua apresentação hoje em Lisboa, e vai abranger todos os impostos, mas a expectativa é de que o imposto único de circulação (IUC) e o imposto municipal sobre os imóveis (IMI). Isto porque, é sobre estes impostos que há mais multas por atrasos resultantes de esquecimento, perfilando, assim, como os maiores candidatos à nova modalidade de pagamento.

Segundo a administração fiscal, “o acesso aos Débitos Diretos processa-se sem qualquer custo adicional, com flexibilidade, conveniência e segurança”. A adesão pode ser efetuada através do Portal das Finanças ou em qualquer Serviço Local de Finanças.

O fisco disponibilizou no site da AT um guião  sobre o procedimento de adesão e gestão de autorizações de débito direto. Consulte aqui.

Esta nova solução foi desenvolvida em parceria com os bancos e estará disponível no site da AT, tornando possível pagar os impostos através desta modalidade. Maior facilidade no pagamento de impostos é o lema da AT com a nova aplicação que disponibiliza agora e  que poderá reduzir o volume de multas por pagamentos em atraso.

A liquidação de impostos através da MyBay e sistema QR Code também passa a estar disponível.

A nova aplicação permite passar a avisar os contribuintes via telemóvel de quais os impostos que têm a pagar ou os reembolsos que têm a receber. De acordo com a AT, após descarregar a aplicação, e depois de introduzir o número e senha fiscais, vai ter acesso no telefone aos reembolsos emitidos, pagos, cancelados ou reativados. Os contribuintes conseguirão ainda entrar diretamente no site da AT.

Segurança e flexibilidade

Pode colocar um montante máximo ou uma data limite para controlar os montantes que lhe são debitados. Em qualquer momento, salienta a AT, pode alterar ou inativar uma ordem de Débitos Diretos anteriormente dada.

A AT explica que através do Portal das Finanças pode efetuar pedidos de adesão (Mandato), seleccionando de seguida o tipo de pagamento (pontual ou recorrente) e finalidade (imposto). E ainda  gerir autorizações existentes: consultar autorizações e ordens de pagamento, modificar ou inativar autorizações e obter comprovativos.

 

 

Ler mais
Relacionadas

Contribuintes vão poder aceder à lista dos impostos no telemóvel. Saiba como funciona

A nova aplicação da Autoridade Tributária vai ser apresentada esta sexta-feira.

Autoridade Tributária já recebeu mais de três mil pedidos de adesão ao IVA Aduaneiro

O regime de pagamento do IVA devido nas importações através da declaração periódica entrou hoje em vigor, para todas as mercadorias importadas em Portugal.

Adicional ao IMI: Herdeiros têm um mês para se entenderem e pagarem menos

Arranca hoje o prazo para os responsáveis das heranças indivisas comunicarem ao Fisco como querem que seja feita a liquidação do Adicional ao IMI. Casados ou em união de facto só terão de entregar declaração caso haja uma alteração da situação face ao ano passado.
Recomendadas

Saiba quais as medidas de segurança nos locais destinados à dança

É obrigatório ter serviço de vigilância com recurso a segurança privada, aplicável obrigatoriamente em espaços com lotação igual ou superior a 200 pessoas.

Está à procura de um sítio para ficar estas férias? Deco sugere Eco Hotel

Ao estar a selecionar a opção de ficar num alojamento Ecológico, está também a contribuir para garantir mais sustentabilidade e um meio ambiente muito melhor.
Comentários