Já está disponível nova versão do portal dados.gov

Disponibilizado na sua versão renovada em início de Maio, o dados.gov é o portal de dados abertos da Administração Publica.

Substituindo a plataforma homónima, disponibilizada desde 2012, o número de conjuntos de dados (datasets) disponíveis é agora de 1678, comparando com os 786 da versão anterior, representando um aumento de 113%. Neste momento, é disponibilizada informação de 57 organismos, um aumento de 119% face aos 26 organismos da versão anterior.

Assumindo “um compromisso de raiz com os princípios da transparência, da participação e da colaboração”, o dados.gov é desenvolvido e gerido pela Agência para a Modernização Administrativa, IP (AMA), e disponibilizado em open source.

O dados.gov “apresenta melhorias substanciais face à versão anterior, tanto ao nível da navegação e da usabilidade quanto no respeitante à estrutura de conteúdos” e as temáticas disponíveis englobam praticamente todas as áreas governativas (Ambiente, Finanças, Administração Pública, Saúde, Educação…).

O objectivo maior do dados.gov passa por facilitar o acesso aos dados e a sua reutilização, com vista à criação de valor para um amplo leque de grupos e sectores sociais: cidadãos, instituições governamentais, sector empresarial, investigadores e comunicação social, academia ou organizações não-governamentais, entre outros perfis de utilizadores.

Recomendadas

GoParity na corrida para ser uma das 40 vencedoras do World Summit Awards

A ‘shortlist’ final será conhecida em novembro. Os 40 vencedores vão participar no WSA Global Congress 2020, a acontecer em março, em Viena, numa cerimónia em que serão eleitos os oito ‘Global Champions’.

8chan. A casa online dos neonazis continua offline depois do massacre no Texas

O atentado na Nova Zelândia foi o primeiro de quatro a ser anunciado nesta plataforma. Depois do ataque perpetrado contra muçulmanos, o autor do tiroteio em El Paso, Texas, que tirou a vida a menos 22 pessoas usou a mesma fonte para deixar a sua mensagem de supremacia branca.

Oito portugueses entre os vencedores do maior programa universitário de inovação digital da Europa

O European Innovation Academy é o maior programa universitário de aceleração em Inovação Digital da Europa. A terceira edição realizou-se entre os dias 14 de julho e 2 de agosto. Há oito portugueses entre os vencedores, com projetos que vão desde apoio a invisuais e a crianças com doenças crónicas até bicicletas com airbaigs.
Comentários