JPP quer mais transparência na pesagem e seleção da banana

O deputado do JPP, Rafael Nunes, diz que esta é uma preocupação do bananicultores que se queixam de uma obstaculização ao acompanhamento da pesagem, selecção e classificação da banana.

O JPP vai apresentar na Assembleia da Madeira um diploma onde vai defender uma maior transparência na pesagem e selecção da banana.

“Esta é uma grande preocupação dos bananicultores”, explica o deputado Rafael Nunes. “Os babanicultures têm vindo ao encontro deste Grupo Parlamentar para se queixar de uma obstaculização ao acompanhamento da pesagem, seleção e classificação da banana”, clarifica.

Rafael Nunes diz que esta situação tem provocado protesto por parte dos agricultores. “Afirmam que a quantidade e a categoria da banana que é entregue à GESBA não corresponde ao que a empresa declara, para fins de pagamento”, realça o deputado Rafael Nunes.

O deputado do JPP entende que o secretário regional da Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos, “desvaloriza uma vez mais” os produtores regionais.

Rafael Nunes acrescenta ainda que o secretário regional “tenta deliberadamente confundir os agricultores” afirmando que existe legislação publicada sobre a pesagem e sobre o tamanho da banana. O deputado do JPP refere ainda que o governante “foge à questão quando estes agricultores pedem para acompanhar este método de seleção”.

Recomendadas

PremiumO Vinho Madeira que passa de geração em geração desde 1850

O maior desafio do Vinho Madeira é aumentar a produção das castas nobres Sercial, Verdelho, Boal, Malvasia e Terrantez, e diminuir a produção da Tinta Negra, “que já é excessiva”, diz Pereira de Oliveira.

PremiumDireito ainda está “fora de questão” mas “poderia reter” estudantes na região

Para já, não está em cima da mesa a criação de uma licenciatura em Direito na UMa, mas o reitor José Carmo diz que o curso tem procura local.

PremiumO valor do patrocínio num evento como o Rali Vinho Madeira

O Rali Vinho Madeira é um evento que ao longo dos anos tem atraído milhares às estradas madeirenses. Mas nem só de público vive esta prova de desporto motorizado. O patrocínio é outras das vertentes que sustenta e ajuda a levar cada edição a bom porto. Entre os patrocinadores estão marcas e empresas como a MEO e o BPI.
Comentários