Lisboa e Porto juntas vezes três: Esta é a área ardida em Pedrogão Grande 

Fogo que deflagrou há quatro dias já consumiu mais de 50 mil hectares de terreno. Dados são provisórios.

Miguel Vidal/Reuters

Os dados do European Forest Fire Information System (EFFIS) indicam que o fogo que deflagrou há quatro dias, já consumiu mais de 50 mil hectares de terreno. Apesar de provisórios, os dados revelam que a aérea ardida é equivalente a mais de três vezes o tamanho dos concelhos de Lisboa e Porto juntos, avança o jornal Expresso.

Este incêndio que aterroriza o país desde a tarde de sábado está registado como o maior, até agora, em Portugal.

O mesmo meio de comunicação informa que, segundo os dados do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, entre 1980 e 2015, os incêndios arrasaram, por ano, uma média de 107 mil hectares. Isto significa que a aérea afetada pelo incêndio em Pedrógão já corresponde, em menos de uma semana, a cerca de metade da área portuguesa que em média arde por ano.

Até ao momento, estão ativos 175 incêndios em Portugal, conforme os dados da Proteção Civil. Em terreno encontram-se 3,368 operacionais, 1,151 meios terrestres e 29 meios aéreos, dos quais 743 operacionais e cinco aeronaves se encontram na frente do incêndio, em Góis. Reforços chegarão em breve.

Relacionadas

“Não caiu nenhum avião de combate aos incêndios”, garante Proteção Civil

Fonte da Proteção Civil garantiu que todos os aviões que se encontram a combater o incêndio foram contactados e todos continuam operacionais.

Pedrógão Grande: Bombeiros espanhóis foram barrados na fronteira

A comitiva, constituída por 60 bombeiros voluntários, dirigiu-se a Portugal na tentativa de ajudar no combate ao incêndio de Pedrógão Grande, na noite de domingo passado, mas autoridades portuguesas travaram a sua entrada, relata um jornal espanhol.

Incêndios cortam A13 e outras quatro estradas em Leiria e Coimbra

A A13 – Autoestrada do Pinhal Interior foi hoje cortada pelas 14h25, no concelho de Penela, em Coimbra, devido à ocorrência de incêndios na zona.
Recomendadas

Como a Indústria 4.0 pode ajudar a criar a fábrica do futuro

A fábrica do futuro é o centro de uma cadeia de distribuição que combina clientes, fornecedores, distribuidores e parceiros com sistemas analíticos avançados. Isso pode levar a uma “produção perfeita” com o mínimo de tempo de inatividade, negligência, desperdício e ineficiência.

Sustentabilidade no investimento: menos risco, mais valor

Reduzir a quantidade de plásticos descartáveis ou viajar de comboio são duas formas de reduzir a nossa pegada ecológica. E no investimento, o que podemos fazer para reforçar a sustentabilidade?
Comentários