Livros escolares gratuitos: registo na plataforma online é obrigatório

MEGA – Manuais Escolares GrAtuitos é a nova aposta do Ministério da Educação para facilitar a aquisição de livros escolares para os alunos que frequentem o ensino público entre o 1º e 6º anos de escolaridade. A plataforma online deverá estar operacional a partir do início de agosto.

O Ministério da Educação emitiu em comunicado, esta segunda-feira, que vai disponibilizar uma plataforma online que facilita às famílias a aquisição de manuais escolares. Com a plataforma “MEGA – Manuais Escolares GrAtuitos”, os encarregados de educação dos alunos do ensino público entre o 1º e o 6º anos poderão, a partir de Agosto, adquirir os livros para o próximo ano letivo.

“O registo na plataforma é gratuito e necessário para quem pretenda adquirir os manuais gratuitamente. Após o registo efetuado, será criado um código, associado ao número de contribuinte do encarregado de educação do aluno, que permitirá o levantamento dos manuais em qualquer uma das livrarias aderentes”, explica o documento. As livrarias terão também de proceder ao registo na mesma plataforma.

A plataforma MEGA “também estará disponível na aplicação móvel do Ministério da Educação (App “Edu Rede Escolar”), lê-se na nota.

Os encarregados de educação poderão recorrer aos estabelecimentos de ensino para pedir apoio a utilizar a plataforma, sendo que “no final deste mês vão decorrer reuniões, em várias cidades do país, com o objetivo de explicar como funciona na prática a plataforma MEGA, que começará a ser utilizada no início de Agosto”, conclui o comunicado.

Relacionadas

Famílias carenciadas dispensadas de registo online para manuais gratuitos

As famílias carenciadas, com direito a ação social escolar, vão continuar a ter manuais escolares gratuitos sem terem de se inscrever previamente na plataforma online “Mega”, esclareceu o Ministério da Educação.

Manuais escolares vão manter o mesmo preço nos próximos quatro anos

“Chegámos a acordo para que nos próximos quatro anos não exista aumento dos preços, somente aquele indexado à inflação, como normalmente acontece”, declarou Tiago Brandão Rodrigues.
Recomendadas

Saiba quais as medidas de segurança nos locais destinados à dança

É obrigatório ter serviço de vigilância com recurso a segurança privada, aplicável obrigatoriamente em espaços com lotação igual ou superior a 200 pessoas.

Está à procura de um sítio para ficar estas férias? Deco sugere Eco Hotel

Ao estar a selecionar a opção de ficar num alojamento Ecológico, está também a contribuir para garantir mais sustentabilidade e um meio ambiente muito melhor.
Comentários