Madeira no Comité das Regiões com emprego entre as prioridades

A reunião vai discutir a revisão intercalar do Fundo Social Europeu (FSE) que pretende dar uma maior atenção ao emprego de longa duração e à colocação de jovens no mercado de trabalho.

A Madeira vai estar representada entre quinta e sexta-feira pela secretária regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, na reunião plenária do Comité das Regiões, em Bruxelas. Nesta reunião vai ser discutido um diploma relativo ao Fundo Social Europeu (FSE) que pretende dar uma maior atenção ao desemprego de longa duração e à colocação de jovens no mercado de trabalho.

Nesta reunião do Comité das Regiões vão ser apresentados 10 pareceres de iniciativa. Para além da Revisão intercalar do FSE a reunião plenária vai discutir ainda um documento relativo à banda larga.

Neste documento é referida a necessidade de se desenvolver “modelos simplificados” que facilitem as pequenas empresas a” investir e oferecer soluções” nas zonas de menor cobertura e ainda que os projetos de desenvolvimento de banda larga sejam reconhecidos como “serviços de interesse económico geral”.

Serão ainda discutidas iniciativas sobre temas como a implementação da Agenda Europeia da Migração, o alargamento, uma estratégia europeia para a indústria, o regulamento sobre a iniciativa de cidadania europeia e o denominado “Pacote Comércio”.

A Região Autónoma vai apresentar, nesta reunião, uma emenda sobre “o custo e o risco da não coesão” pelo facto deste não fazer qualquer referência à situação específica das Regiões Ultraperiféricas.

Recomendadas

PremiumO Vinho Madeira que passa de geração em geração desde 1850

O maior desafio do Vinho Madeira é aumentar a produção das castas nobres Sercial, Verdelho, Boal, Malvasia e Terrantez, e diminuir a produção da Tinta Negra, “que já é excessiva”, diz Pereira de Oliveira.

PremiumDireito ainda está “fora de questão” mas “poderia reter” estudantes na região

Para já, não está em cima da mesa a criação de uma licenciatura em Direito na UMa, mas o reitor José Carmo diz que o curso tem procura local.

PremiumO valor do patrocínio num evento como o Rali Vinho Madeira

O Rali Vinho Madeira é um evento que ao longo dos anos tem atraído milhares às estradas madeirenses. Mas nem só de público vive esta prova de desporto motorizado. O patrocínio é outras das vertentes que sustenta e ajuda a levar cada edição a bom porto. Entre os patrocinadores estão marcas e empresas como a MEO e o BPI.
Comentários