Maio: Delegação do MAA capacita formandos em técnicas de conservação e transformação de carne a seco

Um total de 16 jovens concluíram uma formação em técnicas de conservação de carne a seco, promovida pela Delegação do Ministério de Ambiente e Agricultura (MAA) na ilha, visando dar um uso diferente a este alimento.

A delegada do MAA na ilha, Teresa Tavares, explicou que esta acção de formação visa, por um lado dotar os formandos das técnicas da conserva da carne a seco, e, por outro, como manejar o produto durante todo o seu processo, tendo em conta que a ilha possui uma grande quantidade de bovinos, mas que geralmente as pessoas preferem fazer a conservação somente a fresco.

“Com esta formação, os formandos aprenderam a fazer a conservação mais eficiente e mais eficaz da carne, bem como terem os conhecimentos das prática de higiene a que devem seguir para conseguirem um produto de boa qualidade, assim como os sabores que podem atribuir a este alimento”, frisou.

Teresa Tavares avançou ainda que, enquadrado neste projecto, foi ministrada uma formação destinada a 15 produtores de queijo, que, durante aquele acção de formação, aprenderam as técnicas das boas práticas de manipulação de alimentos, e confecção de queijo, com a finalidade de produzir um queijo ainda de melhor qualidade e com valor acrescentado para abastecerem o mercado local e nacional.

“Também temos uma perspectiva para, num futuro breve, as produtoras possam agrupar em pequenas cooperativas, de modo a puderem vir a usufruir de selo de qualidade, que estamos a trabalhar há já algum tempo”, notou.

Esta acção de formação foi igualmente destinada ás mulheres que fazem parte da cooperativa do sal da ilha do Maio, durante o dia de hoje, em que as formandas tiveram a possibilidade de conhecerem as técnicas de sal aromático, sal de banho e flor de sal, um produto que, conforme garantiu a responsável, tem tido uma boa procura no mercado, por ser um produto não refinado e que pode ser consumido sem ser levado ao lume.

“Por ser a salina do Porto Inglês um espaço protegido e de muita atracção turística, juntamente com a Câmara Municipal e Cooperativa de sal, estamos a desenvolver este projecto para que os turistas possam ter mais diversidade de produto”, lembrou.

Ler mais
Recomendadas

Cabo Verde Airlines arranca com nova operação inter-ilhas com as portuguesas Lease-Fly e Newtour

A companhia aérea cabo-verdiana, anunciou hoje uma “parceria estratégica” com as portuguesas Lease-Fly e Newtour para os voos domésticos entre ilhas naquele arquipélago e garantindo assim a conectividade ao ‘hub’ internacional na ilha do Sal.

Grupo militar na Renamo recusa entregar armas sem eleger novo presidente do partido

O líder do braço armado da Renamo que contesta a liderança do partido recusou hoje entregar as armas no quadro do acordo de paz assinado com o Governo sem que seja eleito um novo presidente da formação política.

Governo cabo-verdiano disponibiliza 15 mil contos para reabilitar escolas na ilha de Santiago

O governo de Cabo Verde vai, através do Ministério da Educação, conceder este montante para estabelecimentos de ensino nos concelhos do Tarrafal e Santa Catarina.
Comentários