Maior avião do mundo já rola (mas ainda não voa)

O Stratolaunch, o maior avião do mundo, saiu no passado dia 31 de maio pela primeira vez do hangar onde está a ser desenvolvido. O voo inaugural será em 2019.

Com um comprimento de asas maior que um campo de futebol, mais pesado que uma baleia azul e animado por seis motores Pratt & Whitney PW4056, provenientes de um Boeing 747, o Stratolaunch é o maior avião do mundo, mas não vai transportar passageiros. Este modelo, com uma capacidade de carga de perto de 227 toneladas, servirá como plataforma aérea para o lançamento de foguetões para órbita.

Criada pelo cofundador da Microsoft, Paul Allen, a Stratolaunch Systems é a responsável pela construção deste avião, o que está a acontecer no Mojave Air & Space Port, no Deserto do Mojave, na Califórnia, EUA. O objetivo é o de “reduzir significativamente os custos com atrasos ou cancelamentos de lançamentos feitos a partir de plataformas fixas”.

Ao mesmo tempo, a empresa pretende permitir a entrada de novos players no negócio espacial, diminuindo ainda os custos associados à criação de uma base de lançamentos, ou ao seu aluguer, oferecendo uma plataforma móvel de lançamento. A empresa diz mesmo que fará uma “abordagem aeroportuária ao negócio espacial”.

Para já, o Stratolaunch fez a sua primeira aparição no passado dia 31 de maio, quando deixou pela primeira vez o hangar onde está a ser desenvolvido. A Stratolaunch Systems espera realizar um voo inaugural em 2019 e estar operacional também antes do final da década.

Recomendadas

GoParity na corrida para ser uma das 40 vencedoras do World Summit Awards

A ‘shortlist’ final será conhecida em novembro. Os 40 vencedores vão participar no WSA Global Congress 2020, a acontecer em março, em Viena, numa cerimónia em que serão eleitos os oito ‘Global Champions’.

8chan. A casa online dos neonazis continua offline depois do massacre no Texas

O atentado na Nova Zelândia foi o primeiro de quatro a ser anunciado nesta plataforma. Depois do ataque perpetrado contra muçulmanos, o autor do tiroteio em El Paso, Texas, que tirou a vida a menos 22 pessoas usou a mesma fonte para deixar a sua mensagem de supremacia branca.

Oito portugueses entre os vencedores do maior programa universitário de inovação digital da Europa

O European Innovation Academy é o maior programa universitário de aceleração em Inovação Digital da Europa. A terceira edição realizou-se entre os dias 14 de julho e 2 de agosto. Há oito portugueses entre os vencedores, com projetos que vão desde apoio a invisuais e a crianças com doenças crónicas até bicicletas com airbaigs.
Comentários