Mais de metade dos pensionistas recebem abaixo do salário mínimo

Os dados da Segurança Social, disponibilizados pelo site da Pordata, mostram que, ao todo, são cerca de 54% os pensionistas que ganham por mês menos de 580 euros.

Mais de 1,6 milhões de pensionistas e aposentados da Segurança Social receberam reformas abaixo do salário mínimo nacional. Os dados da Segurança Social, disponibilizados pelo site da Pordata, mostram que, ao todo, são cerca de 54% os pensionistas que ganham por mês menos de 580 euros, avança o jornal “Correio da Manhã”.

No setor privado, foram contabilizados, no ano passado, mais de 1,4 milhões de pensões de velhice e 145 mil de invalidez abaixo do salário mínimo nacional. Já a Caixa Geral de Aposentações (CGA), que integra os reformados da administração pública, contabilizou pouco mais de 100 mil com pensões abaixo dos 500 euros. No extremo oposto, foram contabilizadas na CGA 6.564 pessoas com reformas superiores a 4 mil euros mensais.

No ano passado, as receitas da CGA com quotizações ascenderam a 3,8 milhões de euros, menos 86 milhões do que em 2016. As despesas chegaram a 8,8 mil milhões de euros, o que significa que os descontos dos trabalhadores para a CGA pagam menos de metade dos encargos com pensões.

Recomendadas

Saiba quais as medidas de segurança nos locais destinados à dança

É obrigatório ter serviço de vigilância com recurso a segurança privada, aplicável obrigatoriamente em espaços com lotação igual ou superior a 200 pessoas.

Está à procura de um sítio para ficar estas férias? Deco sugere Eco Hotel

Ao estar a selecionar a opção de ficar num alojamento Ecológico, está também a contribuir para garantir mais sustentabilidade e um meio ambiente muito melhor.
Comentários