Marinha quer mapear o mar português para as futuras gerações

Em visita à Madeira, o chefe de Estado-Maior da Armada e da Autoridade Marítima Nacional anunciou ainda que os explosivos para o afundamento controlado da corveta Afonso Cerqueira nos mares do Cabo Girão já chegaram ao arquipelágo.

A Marinha Portuguesa mostrou, esta segunda-feira, disponibilidade para avançar com um projeto de mapeamento do fundo do mar português onde se incluem as águas regionais, no âmbito do projeto de Extensão da Plataforma Continental.

A intenção foi expressa pelo Chefe de Estado Maior da Armada, o almirante António Mendes Calado, em declarações proferidas no final de audiência com a vice-presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Fernanda Cardoso.

A Extensão da Plataforma Continental, prevista na Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, visa aumentar o território marítimo sob jurisdição dos Estados Costeiros.  “Quando for aprovada seremos um dos países europeus com mais área marítima de jurisdição nacional (…) é  preciso conhecer muito do potencial que esta plataforma vai ter para todos nós, para as futuras gerações”, afirmou António Mendes Calado.

Em visita à Madeira, o chefe de Estado-Maior da Armada e da Autoridade Marítima Nacional anunciou ainda que os explosivos para o afundamento controlado da corveta Afonso Cerqueira nos mares do Cabo Girão já chegaram ao arquipélago.

“É uma forma muito bonita e muito de dar fim aos nossos navios. Continuam, mesmo depois de desarmados, a servir como fontes de vida nos nossos mares”, concluiu o almirante que deu ainda conta das dificuldades da Marinha que  carece de pelo menos mais 900 efetivos.

 

Ler mais
Recomendadas

PremiumO Vinho Madeira que passa de geração em geração desde 1850

O maior desafio do Vinho Madeira é aumentar a produção das castas nobres Sercial, Verdelho, Boal, Malvasia e Terrantez, e diminuir a produção da Tinta Negra, “que já é excessiva”, diz Pereira de Oliveira.

PremiumDireito ainda está “fora de questão” mas “poderia reter” estudantes na região

Para já, não está em cima da mesa a criação de uma licenciatura em Direito na UMa, mas o reitor José Carmo diz que o curso tem procura local.

PremiumO valor do patrocínio num evento como o Rali Vinho Madeira

O Rali Vinho Madeira é um evento que ao longo dos anos tem atraído milhares às estradas madeirenses. Mas nem só de público vive esta prova de desporto motorizado. O patrocínio é outras das vertentes que sustenta e ajuda a levar cada edição a bom porto. Entre os patrocinadores estão marcas e empresas como a MEO e o BPI.
Comentários