O presidente dos EUA e a chanceler alemão vão estar juntos na próxima semana na reunião das 20 maiores economias do mundo, o G20. A cimeira está marcado para 7 e 8 de julho em Hamburgo, mas não há consenso entre os dois líderes sobre os temas que vão ser discutidos, segundo refere o jornal britânico The Guardian.
Na agenda de Angela Merkel e Donald Trump estão discussões sobre temas como alterações climáticas, comércio internacional ou acolhimento de refugiados e migrantes. Será, por isso, um confronto quase inevitável entre o norte-americano e a alemã. Esta será também a primeira vez que Trump se irá encontrar com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, desde que chegou à Casa Branca.
No mês passado, Merkel e Trump entraram num conflito público com a chanceler alemã a incitar a Europa a tomar as rédeas do destino e assumir uma postura mais firme na defesa do Ocidente. Na cimeira do G7, Merkel afirmou que os tempos em que se podia confiar em países como os EUA para parceiros comerciais.
Como resposta, Trump usou o Twitter para garantir que a balança comercial deficitária entre os dois países vai mudar. “Os Estados Unidos têm um défice comercial enorme com a Alemanha e eles pagam bem menos do que deviam na NATO e nos serviços militares. Isso é muito mau para os Estados Unidos. Mas isso vai mudar”, escreveu o presidente norte-americano.