México regista assassínio de 145 atores políticos durante as eleições

O México registou o homicídio de 145 atores políticos durante o processo eleitoral, incluindo 48 candidatos e pré-candidatos, informou esta terça-feira a consultora Etellekt numa apresentação prévia do seu “Indicador de Violência Política”.

O México registou o homicídio de 145 atores políticos durante o processo eleitoral, incluindo 48 candidatos e pré-candidatos, informou esta terça-feira a consultora Etellekt numa apresentação prévia do seu “Indicador de Violência Política”.

A consultora revelou que, desde o início do processo eleitoral, de 8 de setembro de 2017 a 30 de junho de 2018, um dia antes das eleições mexicanas, foram contabilizados 627 ataques contra políticos.

Além do número de assassinatos, a empresa deu conta que do número total de agressões contra políticos e candidatos em todo o país há a registar 206 ameaças e intimidações, 85 ataques físicos, 57 agressões com arma de fogo e 52 ataques contra familiares (dos quais 50 fatais).

Na mesma apresentação são também referidos 36 assaltos com recurso a violência, 25 feridos por arma de fogo e 21 vítimas de sequestro e tentativas de sequestro.

Há ainda a assinalar, segundo a Etellekt, o assassinato de 351 funcionários não eleitos (307 deles agentes de segurança).

Nas 36 horas anteriores a 01 de julho, dia das eleições mexicanas, registaram-se 46 agressões e nove homicídios.

Ler mais
Relacionadas

Peso mexicano vacila após vitória de Andrés Obrador nas eleições

A moeda está a desvalorizar face ao euro e ao dólar. O México elegeu o político Andrés Manuel López Obrador como novo presidente, com mais de 50% dos votos.

México: Obrador, o “político de alto risco” que promete enfrentar Trump

O esquerdista Andrés Obrador lidera as sondagens no México. Autonomeado “político de alto risco”, o candidato propõe-se a iniciar uma transformação democrática no país e promete fazer frente aos EUA no que toca à imigração e comércio.
Recomendadas

Como a Indústria 4.0 pode ajudar a criar a fábrica do futuro

A fábrica do futuro é o centro de uma cadeia de distribuição que combina clientes, fornecedores, distribuidores e parceiros com sistemas analíticos avançados. Isso pode levar a uma “produção perfeita” com o mínimo de tempo de inatividade, negligência, desperdício e ineficiência.

Sustentabilidade no investimento: menos risco, mais valor

Reduzir a quantidade de plásticos descartáveis ou viajar de comboio são duas formas de reduzir a nossa pegada ecológica. E no investimento, o que podemos fazer para reforçar a sustentabilidade?
Comentários