Mulheres investigadoras recebem Medalha de Honra da L’Oréal Portugal

Carina Crucho, do Técnico, Dulce Oliveira, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Inês Bento, do Instituto de Medicina Molecular, e Margarida Fernandes, da UMinho, são as laureadas de 2018.

O prémio atribuído pela L’Oréal Portugal, Comissão Nacional da UNESCO e Fundação para a Ciência e a Tecnologia distingue este ano Margarida Fernandes, da UMinho, Carina Crucho, do Instituto Superior Técnico, Dulce Oliveira, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, e Inês Bento, do Instituto de Medicina Molecular.

O prémio visa incentivar investigadoras em Portugal, já doutoradas e com idade até 35 anos, a prosseguirem estudos originais e relevantes para a saúde e o ambiente, sendo o júri presidido por Alexandre Quintanilha, que avaliou mais de 70 candidaturas.

A investigadora da UMinho, Margarida Fernandes quer desenvolver “uma nova geração de materiais ativos que respondem a estímulos físicos para a engenharia de tecidos ósseos”.

Em comunicado, a Universidade do Minho, explica que as estruturas baseadas nestes materiais multifuncionais permitem gerar microambientes biomiméticos, através de um biorreator desenvolvido no seu Centro de Física, que imita o ambiente natural das células, garantindo “uma estimulação natural para a regeneração dos tecidos, que é essencial para tratar lesões e doenças ósseas”.

 

Recomendadas

Governo abre 85 vagas para estágios profissionais destinadas a jovens até 29 anos

Estas vagas destinam-se aos chamados jovens “nem-nem” (nem estudam, nem trabalham). As candidaturas estão abertas até às 18h00 do dia 30 de setembro.

Oito portugueses entre os vencedores do maior programa universitário de inovação digital da Europa

O European Innovation Academy é o maior programa universitário de aceleração em Inovação Digital da Europa. A terceira edição realizou-se entre os dias 14 de julho e 2 de agosto. Há oito portugueses entre os vencedores, com projetos que vão desde apoio a invisuais e a crianças com doenças crónicas até bicicletas com airbaigs.

Martin Kern: “Uma economia não se mede apenas pelo número de unicórnios”

Em entrevista ao Jornal Económico, o diretor do Instituto Europeu da Inovação e da Tecnologia refere que o aumento orçamental proposto pela Comissão Europeia para os próximos anos pode beneficiar as startups e as atividades de investigação em Portugal.
Comentários