“Não caiu nenhum avião de combate aos incêndios”, garante Proteção Civil

Fonte da Proteção Civil garantiu que todos os aviões que se encontram a combater o incêndio foram contactados e todos continuam operacionais.

Existem buscas por uma aeronave mas não se confirma a queda, de acordo com informação confirmada pela Proteção Civil, citada pelo Expresso. O comandante Vaz Pinto esclareceu em conferência de imprensa que as 13 aeronaves a operar continuam a voar mas que existe uma operação de busca para se apurar se existiu algum acidente com outro avião.

De resto, a Proteção Civil garante que todas as aeronaves que se encontram neste momento no combate aos incêndios no distrito de Leiria continuam operacionais, assim como toda a estrutura de suporte.

Esta informação já tinha sido adiantada pelo secretário de Estado da Administração Interna que não confirmou a queda de qualquer aeronave de combate aos incêndios de Pedrógão Grande.

 

Relacionadas

Pedrógão Grande: Bombeiros espanhóis foram barrados na fronteira

A comitiva, constituída por 60 bombeiros voluntários, dirigiu-se a Portugal na tentativa de ajudar no combate ao incêndio de Pedrógão Grande, na noite de domingo passado, mas autoridades portuguesas travaram a sua entrada, relata um jornal espanhol.

Incêndios cortam A13 e outras quatro estradas em Leiria e Coimbra

A A13 – Autoestrada do Pinhal Interior foi hoje cortada pelas 14h25, no concelho de Penela, em Coimbra, devido à ocorrência de incêndios na zona.

António Costa exige esclarecimentos a GNR, Proteção Civil e IPMA

Houve no local circunstâncias meteorológicas e dinâmicas geofísicas invulgares que justifiquem tamanha catástrofe?. Esta é uma das perguntas do primeiro-ministro às autoridades.

Especialistas alertam: trovoadas secas (como a de Pedrógão) vão intensificar-se nos próximos anos

Um estudo norte-americano mostra que as descargas elétricas são uma das principais causas dos incêndios florestais em todo o mundo. O incêndio de Pedrógão Grande, que continua ainda ativo, já fez 64 mortos e 157 feridos.

Trágedia vista do Espaço: Como a NASA captou Pedrógão Grande

Satélite da NASA capturou uma imagem noturna do fogo às 2h48 horas locais, no dia 19 de junho. Para comparação, a segunda imagem mostra a mesma área por volta da mesma hora, mas no dia 16 de junho. As diferenças são impressionantes.
Recomendadas

Vistos gold: Investimento captado mais do que triplicou em julho para 98,2 milhões de euros

O investimento captado através dos vistos ‘gold’ mais do que triplicou (aumentou 276%) em julho, face ao período homólogo de 2018, para 98,2 milhões de euros, segundo contas feitas pela Lusa com base nos dados estatísticos do SEF.

Número de viciados em jogo online aumentou mais de 8% em Portugal

No espaço de seis meses, 38.600 pessoas pediram para ser impedidas de jogar online, mais 3.200 pessoas face a 2018, uma subida de 8,3%.

Avião de carga aterrou de emergência no aeroporto do Porto  

Um avião de carga com dois tripulantes fez hoje uma “aterragem de emergência” em segurança no aeroporto do Porto devido a um “problema no motor”, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
Comentários