A entrada em vigor de um novo ciclo de medição de emissões poluentes e o receio de algumas marcas de que o Orçamento de Estado para 2019 não promova a neutralidade fiscal pedida po Bruxelas pode levar ao agravamento do preço dos automóveis novos, noticia o “Diário de Notícias” esta segunda-feira.
A 1 de setembro o novo ciclo de medição da emissão de gases poluentes, o WLTP (Worldwide harmonezed light vehicles test procedure), que deverá dar valores mais próximos da realidade, entra em vigor. As marcas de automóvel teme – diz o DN – que o crescimento nas vendas de automóveis nos últimos ano possa abrandar, uma vez que o WLTP exigirá um aumento do preço dos carros novos.
Isto é, em setembro entra em vigor o ciclo ajustado transitório (NEDC2), previsto pela Comissão Europeia. Em janeiro de 2019, chega a norma WLTP na integra, a par da RDE (Real Driving Emissions) para dados de consumo mais exatos. Todo este processo, em Portugal, atendendo à tabela fiscal do imposto sobre veículos (ISV) com incidência nas componentes de cilindrada e emissões de dióxido de carbono, poderá levar a um aumento sgnificativo do preço de carros novos. Pelo menos, enquanto uma nova tabela de ISV ajustada ao novo ciclo de medição não for praticada.