É mais do que uma feliz coincidência. Aos 42 anos de idade, Nuno Fernandes vai dirigir a Católica Lisbon School of Business and Economics. Regressa, assim, à Universidade Católica, onde foi aluno e, mais tarde, professor.
“Era impossível para mim recusar este apelo da escola onde me formei e fui professor”, afirma Nuno Fernandes ao Jornal Económico, confessando, de permeio, nunca ter pensado sequer que isto pudesse acontecer.
O professor e investigador vem da Suíça, onde trabalha há praticamente uma década. É um regresso pela porta maior da faculdade, com algum sabor a saudade. A Reitora da Universidade Católica assinala este regresso com letra maiúscula: “É o valor ideal para o momento de dinâmica que a Escola vive.” Isabel Capeloa Gil elogia-lhe o “perfil notável na área de Finanças” e a “vastíssima experiência internacional na formação de executivos”. Foi buscá-lo à prestigiada IMD International Institute for Management Development, líder mundial na formação de executivos, área onde a Católica-Lisbon se destaca, desde sempre, em Portugal. Aí, Nuno Fernandes dirige o Strategic Finance, um programa costumizado para empresas de referência mundial. A escolha não não se deve ao acaso. Isabel Capeloa Gil considera que “o perfil do novo diretor da Católica-Lisbon reflete a estratégia da Universidade em sustentar o seu desenvolvimento na atração de talento de elevado nível”.
Antes de ingressar no IMD, Nuno Fernandes foi professor na Católica-Lisbon, onde criou e dirigiu o Master em Finanças (CFA Program Partner). Foi também Visiting Scholar na Columbia Business School, em Nova Iorque. O percurso internacional consistente e sólido, construído ao longo de duas décadas em três países sem contar Portugal – Espanha, Suíça e Estados Unidos –, é uma fortíssima credencial deste académico, especialista em finanças empresariais, corporate governance e risco em mercados emergentes.
Outra importante credencial é a sua faceta de investigador e o seu profundo conhecimento da realidade financeira. A uma bolsa do FDIC, regulador americano para instituições financeiras, junta a Lamfalussy Fellowship, galardão concedido pelo Banco Central Europeu aos melhores investigadores em finanças a nível mundial. Em 2015, assinou o melhor paper do ano, segundo o Journal of Financial Intermediation, que o distinguiu.
Além do citado, publica regularmente em todos os principais jornais académicos de referência , incluindo o Journal of Financial Economics, a Review of Financial Studies, o Journal of International Business Studies e o Journal of Portfolio Management.
Exatamente duas décadas depois de ter cumprido o propósito com que cinco anos antes entrou na Faculdade de Economia da Universidade Católica Portuguesa, de se formar com distinção, Nuno Fernandes tomará posse como diretor em setembro.