O factor Lisboa nas eleições regionais

As relações entre o Governo Regional e o Executivo da República têm estado no centro de uma troca de argumentos entre PSD e PS e prometem ser um dos principais temas da campanha para as eleições regionais do próximo ano.

De um lado temos um PSD-M que extraiu as devidas lições das últimas eleições autárquicas. Perante a maior ameaça à sua hegemonia em 40 anos, o partido tem procurado sanar as divergências do passado e cerrar fileiras, recuperando o legado do Jardinismo e adotando uma linha mais reivindicativa face ao Governo da República. E o facto é que, excessos retóricos à parte, o Governo de Miguel Albuquerque e Pedro Calado tem algumas razões de queixa legítimas face ao Poder Central, nomeadamente em temas como o da construção do novo hospital. Outro exemplo é a forma como o Governo da República geriu o concurso de ligação aérea entre a Madeira e o Porto Santo, com o Executivo regional a saber da notícia do ajuste direto à Binter pelos jornais.

Neste contexto, o apoio do PS nacional a Paulo Cafôfo é um pau-de-dois bicos. O candidato do PS à presidência do Governo Regional terá de conseguir manter um equilíbrio entre, por um lado, as vantagens que advêm do facto de ter o apoio do primeiro-ministro António Costa  e, por outro, manter um certo distanciamento que lhe permita não ser acusado de fazer o jogo de interesses contrários aos da Madeira. É que, com ou sem eleições antecipadas, é provável que nos próximos meses assistamos a um escalar da crispação na relação com Lisboa.

Recomendadas

PremiumO Vinho Madeira que passa de geração em geração desde 1850

O maior desafio do Vinho Madeira é aumentar a produção das castas nobres Sercial, Verdelho, Boal, Malvasia e Terrantez, e diminuir a produção da Tinta Negra, “que já é excessiva”, diz Pereira de Oliveira.

PremiumDireito ainda está “fora de questão” mas “poderia reter” estudantes na região

Para já, não está em cima da mesa a criação de uma licenciatura em Direito na UMa, mas o reitor José Carmo diz que o curso tem procura local.

PremiumO valor do patrocínio num evento como o Rali Vinho Madeira

O Rali Vinho Madeira é um evento que ao longo dos anos tem atraído milhares às estradas madeirenses. Mas nem só de público vive esta prova de desporto motorizado. O patrocínio é outras das vertentes que sustenta e ajuda a levar cada edição a bom porto. Entre os patrocinadores estão marcas e empresas como a MEO e o BPI.
Comentários