O que fazer se ‘der de caras’ com um lobo marinho? A secretaria do Ambiente explica

Nesta altura do ano, é frequente observar lobos-marinhos na praia ou no mar. Não sendo animais agressivos, esta espécie pode ser perigosa se sentir ameaçada.

Pode parecer estranho, mas na Madeira nesta altura do ano é muito frequente observar lobos-marinhos na praia ou no mar. Caso isso aconteça, o melhor é manter-se calmo e seguir os conselhos dos especialistas da Secretaria Regional do Ambiente (SRA).

“Muitas das vezes, o lobo-marinho procura um local com mar calmo para repousar durante algumas horas. Nesta situação, o melhor a fazer é dar espaço para que o lobo-marinho não se sinta perturbado e desfrutar desta observação à distância”, esclarece a SRA que pede à população para que, em caso de avistamento, “procure recolher imagens e encaminhar para o email rosapires@gov-madeira.pt”.

Saiba quais os procedimento a adotar caso observe algum lobo-marinho:

Não se esqueça que um lobo-marinho não é agressivo por natureza mas poderá sê-lo ao sentir-se ameaçado. É curioso e poderá procurar interagir com o que o rodeia. No caso de estar no mar, deve manter a distância e evitar perturbar os animais e se possível sair calmamente para terra.

Evite entrar em grutas que se sabe serem utilizadas por lobos-marinhos.

Alimentar os lobos-marinhos não é de todo aconselhado.

No caso de se estar a fazer caça submarina, deve-se libertar do peixe e procurar outro local para a caça.

Ler mais
Recomendadas

PremiumO Vinho Madeira que passa de geração em geração desde 1850

O maior desafio do Vinho Madeira é aumentar a produção das castas nobres Sercial, Verdelho, Boal, Malvasia e Terrantez, e diminuir a produção da Tinta Negra, “que já é excessiva”, diz Pereira de Oliveira.

PremiumDireito ainda está “fora de questão” mas “poderia reter” estudantes na região

Para já, não está em cima da mesa a criação de uma licenciatura em Direito na UMa, mas o reitor José Carmo diz que o curso tem procura local.

PremiumO valor do patrocínio num evento como o Rali Vinho Madeira

O Rali Vinho Madeira é um evento que ao longo dos anos tem atraído milhares às estradas madeirenses. Mas nem só de público vive esta prova de desporto motorizado. O patrocínio é outras das vertentes que sustenta e ajuda a levar cada edição a bom porto. Entre os patrocinadores estão marcas e empresas como a MEO e o BPI.
Comentários