A imprensa brasileira dá hoje como certa a venda da PT Portugal, por parte da Oi, já na próxima semana. A Oi, em comunicado enviado ao mercado nega. Mas confirma contatos com América Móvil para comprar a TIM.
A operadora brasileira esclarece, em comunicado, que a Portugal Telecom SGPS enviou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que, até a presente data, não recebeu qualquer proposta de alienação, com indicação de valores ou não, de suas atividades em Portugal e que não existe decisão visando à alienação de tais atividades, ou de seus ativos em Portugal”.
Na sua edição de hoje, o diário “Estado de São Paulo” escreve que a venda da PT “está prevista para a próxima semana”, enquanto o “Folha de São Paulo” afirma que “há atualmente três propostas finais em análise pela Oi por seus ativos portugueses. A companhia não abre mão de receber ao menos sete mil milhões de euros e, assim, reduzir o seu endividamento. Deve fechar o negócio quem oferecer a maior quantia”. O “Folha de São Paulo” adianta ainda que a disputa está entre a francesa Altice e os fundos de private equity Apax Partners e Bain Capital Partners.
No “Estado de São Paulo”, pode ainda ler-se que “segundo apurou a reportagem, cinco são os interessados. Entre eles estão duas operadoras – a francesa Altice é uma delas – e três fundos de investimento”. E acrescenta: “O valor dessa transação será de cerca de sete mil milhões de euros (22 mil milhões de reais), já descontando a dívida e incluindo um prémio pelo controlo. Com o dinheiro, a Oi reduzirá seu endividamento para bancar sua parte na oferta pela TIM”.
No mesmo comunicado da Oi a operadora brasileira acrescenta que contratou o Banco BTG Pactual para atuar “como comissário da companhia, para desenvolver alternativas viáveis de estruturas e de funding para propiciar uma participação” da Oi como “protagonista na consolidação do setor de telecomunicações no Brasil”, para viabilizar uma proposta para a aquisição da participação da Telecom Italia na TIM Participações. Nesse sentido, o BTG Pactual tem “mantido conversas com terceiros com relação a uma possível operação, dentre os quais foram mantidos contatos com a América Móvil, controladora da operadora Claro”.
Refira-se que a edição de hoje, Dexter Goei, presidente executivo da Altice, garante, em entrevista ao “Diário Económico”, que está pronto a avançar muito em breve para a compra da PT Portugal. O grupo francês pretende reforçar o investimento e criar cerca de quatro mil postos de trabalho.
Por Carlos Caldeira