Para 58% dos líderes é díficil contratar em Portugal

A produção surge como a área onde o recrutamento é mais difícil. Já a contratação para cargos administrativos não parece ser um problema.

Mais de metade dos gestores, precisamente 58%, assume ter dificuldades na contratação, avança agora o mais recente estudo realizado pela ActionCOACH, empresa especialista no coaching empresarial, a 130 organizações a nível nacional.

De entre as principais conclusões evidencia-se ainda o facto de a produção surgir como a área mais problemática em termos de contratação (identificada como tal por 47% dos inquiridos), seguida pelo departamento de vendas, que representa um desafio para 38% dos empresários. No sentido oposto, surge o recrutamento de profissionais para a administração, revelando-se como a “tarefa mais fácil”, já que só é apontado como uma dificuldade por apenas 8% dos gestores.

O estudo vem também sublinhar que 76% das empresas fazem a contratação internamente, não recorrendo a empresas especializadas ou a sistemas comprovados. As dificuldades na contratação não parecem, no entanto, resultar numa maior formação das equipas, já que quase metade (43%) das empresas auscultadas oferece formação aos seus trabalhadores apenas uma vez por ano e 12% “nunca” a disponibiliza.

Importa ainda reter que, apesar de mais de metade dos gestores considerar que o seu investimento e esforço não são devidamente remunerados, a maioria (76%) afirma estar mais feliz desde que tem uma empresa sob o seu comando.

No que ao perfil de gestão diz respeito, 52% dos empresários definem-se como “democráticos”, enquanto 39% se afirmam “liberais” e 9% assumem-se como “autocráticos”.

Refira-se que a amostra do estudo é composta essencialmente por micro e pequenas empresas – que representam 99% do tecido empresarial em Portugal –, destacando-se, neste ponto, as quase 60% que empregam menos de 10 trabalhadores (57%) e as 80% a apresentar volumes de negócio inferiores a dois milhões de euros. Nota aidna para o facto de 53% das organizações auscultadas possuírem caráter familiar.

Ler mais
Recomendadas

Saiba quais as medidas de segurança nos locais destinados à dança

É obrigatório ter serviço de vigilância com recurso a segurança privada, aplicável obrigatoriamente em espaços com lotação igual ou superior a 200 pessoas.

Está à procura de um sítio para ficar estas férias? Deco sugere Eco Hotel

Ao estar a selecionar a opção de ficar num alojamento Ecológico, está também a contribuir para garantir mais sustentabilidade e um meio ambiente muito melhor.
Comentários