Passar férias e ‘desligar’ do trabalho? Estas são as cidades favoritas dos portugueses

Para fazer férias e ir à praia, os concelhos do sul de Portugal parecem reunir a preferência dos mais de mil portugueses que participaram no estudo. Mas nem sempre o concelho preferido para fazer férias é o mais recomendado para tal. Já para ir à praia, a conversa é outra.

Muitos portugueses esperam pelos meses de julho e de agosto para irem de férias durante o verão. A escolha do sítio nem sempre é pacífica, especialmente se vai num grupo. Para ajudar nesta decisão, a “Escolha do Consumidor”, num estudo online intitulado “Portugal à Escolha do Consumidor”, perguntou a mais de mil portugueses quais são os melhores concelhos em Portugal para ir de férias. Os portugueses elegem o sul do país para fazerem férias.

De acordo com o estudo, 18,8% dos inquiridos consideram Portimão como o melhor concelho para fazer férias. A fechar os cinco concelhos preferidos, 15,7% dos portugueses elegem Faro enquanto 9,3% preferem Ponta Delgada, seguindo-se Funchal (6,4%) e Loulé (4,4%).

Em relação aos três concelhos preferidos para passar férias, os critérios que presidiram à preferência dos portugueses, embora idênticos, têm importância diferente consoante o concelho. Assim, é a quantidade da oferta turística presente em Portimão que tem mais importância enquanto em Faro, tanto a quantidade como a qualidade da oferta turística têm uma relevância similar. Já em Ponta Delgada, a qualidade da oferta surge como o critério mais importante.

Qual é o destino preferido para “desligar” do trabalho?

Curiosamente, apesar de Portimão ser o preferido dos portugueses para passar férias, não é o concelho mais recomendado pelos portugueses para se “desligarem” do trabalho. Ponta Delgada, nos Açores, tem o NPS (da sigla em inglês, “net promoter score”) mais alto, sendo o concelho mais recomendado pelos portugueses para se fazer férias. Em segundo lugar, aparece o Funchal, da Madeira, seguindo-se os concelhos do sul de Portugal continental, Loulé, Portimão e Faro.

Segundo o estudo “sem surpresas então, Ponta Delgada e Funchal surgem no topo das recomendações para fazer férias – ambos os concelhos com NPS acima dos 40 [pontos]m, seguidos de perto pelo concelho de Portimão, ligeiramente abaixo dos 37 [pontos].

E para fazer praia?

O verão em Portugal também é sinónimo de praia. O estudo demonstra que as praias do sul do país são as preferidas dos portugueses. Portimão surge novamente como o concelho preferido para fazer praia, com 22,1% dos internautas a escolherem este concelho. As preferências abarcaram ainda, pela seguinte ordem, Faro, Figueira da Foz, Setúbal e Loulé.

No que diz respeito a fazer praia, a preferência pelos concelhos no sul do país não deixam dúvidas, uma vez que são também os concelhos mais recomendados pelos portugueses. Portimão surge como o concelho com um NPS mais alto, seguindo-se Loulé e Faro, nas segunda e terceira posições, respetivamente. A fechar o top cinco, Setúbal é o quarto mais recomendado para uns banhos de mar seguido pela Figueira da Foz.

 

Ler mais
Relacionadas

Os melhores concelhos do país: Carreira é em Lisboa, vida tranquila em Viseu

Qual é o melhor concelho em Portugal? Depende. Um inquérito online revela que os portugueses veem Lisboa como o melhor concelho para trabalhar, Viseu para viver e comprar casa e Porto para apreciar a gastronomia.
Recomendadas

Saiba quais as medidas de segurança nos locais destinados à dança

É obrigatório ter serviço de vigilância com recurso a segurança privada, aplicável obrigatoriamente em espaços com lotação igual ou superior a 200 pessoas.

Está à procura de um sítio para ficar estas férias? Deco sugere Eco Hotel

Ao estar a selecionar a opção de ficar num alojamento Ecológico, está também a contribuir para garantir mais sustentabilidade e um meio ambiente muito melhor.
Comentários