E a Personalidade do Ano do observatório Má Despesa Pública é…

“É exemplar quanto à forma como é gerido o dinheiro”, enaltece o observatório.

Diogo Gaspar, ex-director do Museu da Presidência da República, foi eleito Personalidade do Ano pelo Má Despesa Pública, observatório de denúncia de maus exemplos de gestão do dinheiro público. “O caso de Diogo Gaspar é exemplar quanto à forma como é gerido o dinheiro e o património público. É que foram apreendidos pela Polícia Judiciária em casa do director de Diogo Gaspar e de amigos seus móveis antigos, tapeçarias e quadros foram alguns dos objectos do espólio do Museu da Presidência da República. Além disso, soube-se que empresas do ex-director trabalhavam para a própria Presidência da República, sem qualquer controlo”, revela o Observatório.

Na lista de maus exemplos estão ainda a autarquia de Almada (Autarquia do Ano), Banco de Portugal (Instituição do Ano), faqueiros do Ministério dos Negócios Estrangeiros (Compra do Ano), Piscina de ondas de Portel (Obra do Ano) e autarquia de Felgueiras em Moçambique (Viagem do Ano).

Na lista de bons exemplos encontra-se a Câmara Municipal de Paredes de Coura (Entidade Pública do Ano), por ter decidido acabar com o fogo-de-artifício no pico dos fogos e destinar essa despesa para apoiar os bombeiros, e Marcelo Rebelo de Sousa eleito Bom Exemplo – Personalidade do Ano. Desde 2012 que o Má Despesa alertava os leitores e a Presidência da República para a necessidade de o Palácio de Belém ser transparente nas suas despesas. Sucederam-se os apelos a que os contratos, à semelhança de outras entidades públicas, fossem publicados.

Recomendadas

Indústria Alimentar: o caminho da digitalização

No contexto da Indústria Alimentar, as organizações para se adaptarem necessitam de investir, e, atualmente, as tecnologias digitais chave passam pela: Robótica, Serviços móveis, Tecnologia Cloud, Internet-of-Things, Cibersegurança, Big Data e Analítica avançada, Impressão 3D, Inteligência Artificial e Social Media. Os consumidores, também eles cada vez mais nativos digitais, ditam tendências e as indústrias adaptam-se, quer […]

Japão testa drones que transportam pessoas para diminuir o trânsito

Os responsáveis pelo projeto apontam que os drones tripulados poderão ser uma solução para combater o trânsito: “O Japão é um país com uma densidade populacional muito elevada, e como tal, carros voadores poderão ser a solução para diminuir o trânsito no país”.

Procrastinação ou a coragem de mudar

É preciso saber e decidir sem vacilar. Caso contrário, faremos parte das fotos guardadas no baú. Para mais tarde recordar.
Comentários